Katya D'Angelles

Luta contra a Ditadura Militar é lembrada na Alepi


Luta contra a Ditadura Militar é lembrada na Alepi


o Piauí foi um dos poucos estados que realizaram eventos oficiais alusivos a passagem dos 60 anos do golpe militar, ocorrido ontem, 31. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta segunda-feira (1), uma sessão solene para relembrar as vítimas e os crimes cometidos pela Ditadura Militar iniciada com o Golpe de 1 de abril de 1964. Durante a sessão o deputado Ziza Carvalho (PT), autor do requerimento, revelou que seu pai o deputado Ubiraci Carvalho e a equipe de Wall Ferraz foram alvo de inquéritos militares até o ano de 1986. 

Documentos
Segundo Ziza Carvalho, usando de sua prerrogativa como advogado e através do acesso que a lei da anistia permite, ele solicitou todos os documentos em que seu pai era citado e encontrou 17 processos entre eles os inquéritos que seguiram mesmo depois do fim do regime. 

Homenagem aos perseguidos
O sociólogo pernambucano Edvaldo Cajá, foi um dos homenageados durante a solenidade. Ele lembrou que os militares, além das violações de direitos humanos, também deixaram um legado trágico na economia. Ele citou a rodovia Transamazônica, nunca finalizada, e a enorme dívida externa como exemplos. Vítima da ditadura que foi diversas vezes preso, ele acrescentou que os números oficiais de mortos estão muito abaixo da realidade, e que é preciso acrescentar a eles os indígenas e líderes camponeses que nunca foram registrados. 

Finanças
Será realizada nesta quarta-feira,3, na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação realizará a audiência pública para apresentação do relatório de execução orçamentária do Governo durante o último quadrimestre de 2023. A comissão é presidida pelo deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB). A reunião será na na sala da CCJ, nesta quarta-feira, a partir das 10 horas.

Aftosa no Piauí
O Piauí alcançou 97,13% da meta de imunização contra a febre aftosa, atingindo o maior índice de cobertura vacinal dos últimos nove anos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), e são referentes a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2023.  

Filiações
Esta semana termina o prazo da janela partidária. As filiações e mudanças de partido devem ocorrer até o dia 5 de abril para que os que desejam possam se candidatar nas eleições de outubro próximo. O PSD deve ser o partido com maior número de novos filiados. A sigla tem abrigado os nomes que estão deixando o Progressistas para conseguir abrigo na base do Governo. 






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login