Luciano Coelho

Governo quer repactuação das dívidas do estado e dos municípios


Governo quer repactuação das dívidas do estado e dos municípios

O Governo do Piauí quer uma repactuação das dívidas do estado e dos municípios com a União que somam mais de R$ 740 bilhões. Para isso é necessária uma lei complementar que está sendo discutida com o Ministério da Fazenda. O governador Rafael Fonteles teve uma reunião com o ministro Fernando Haddad tratando sobre o assunto. Os quatros estados mais ricos do Brasil são os que têm as maiores dívidas e querem essa renegociação. Dois estados, Piauí e Tocantins, não possuem dívidas junto ao Tesouro Nacional, a grande maioria dos estados possuem dívidas inferiores a 1% do estoque total da dívida junto à União. Os governadores querem a redução dos encargos das dívidas; redução das dívidas e a criação de um fundo para redistribuição dos recursos de forma equitativa pelo mesmo critério do Fundo de Participação dos Estados (FPE) de forma a corrigir desigualdades regionais. Dessa forma, os estados com dívida menor seriam mais beneficiados. Os gestores ainda querem mais recursos para investimentos em saúde, segurança, infraestrutura e meio ambiente.

Rastreados

A Polícia realiza a Operação Interditados para combater o roubo de furtos de celulares. Agora tem também a Operação Rastreados para coibir o roubo e furto de veículos, principalmente de motos e carros. O objetivo é coibir o roubo do veículo e a comercialização das peças no mercado paralelo. A Operação Rastreados já resultou na condução de 35 pessoas e apreensão de 40 veículos, que foram recuperados.

24 horas

O consultório odontológico do hospital Miguel Couto, no bairro Monte Castelo, está sendo aberto nesta sexta-feira para atendimento de urgência. O consultório estava fechado desde a pandemia. Agora conta com 6 dentistas e auxiliares para funcionar durante 24 horas atendendo em regime de urgência.

Órfãos do femicídio

São 304 crianças e adolescente que ficaram órfãos de mãe que foram vítimas de feminicídio. Esse número foi mapeado num estudo de avaliação de risco social levantado pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública em 80% das escolas em 210 municípios do estado.

Investigação

A morte de um paciente do Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu está sendo investigada pelo DHPP. O corpo de Alcenor de Sousa Caldas Júnior, de 34 anos, foi encontrado no hospital onde passava por tratamento. A família suspeita de um homicídio, e pediu um laudo cadavérico, porque o corpo tinha sinais de lesões, mas se falou em suicídio.

Vedação

A partir deste sábado, dia 6, os pré-candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito estão proibidos de participarem de inaugurações de obras públicas. A legislação proíbe isso a três meses que antecedem as eleições. O descumprimento pode resultar na cassação do registro de candidatura ou, se eleito, na perda do diploma. A contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos também está proibida.

Calendário

O calendário eleitoral veda a realização de inaugurações de obras públicas ou divulgação de prestação de serviços públicos e a contratação devem adotar as providências necessárias para que o conteúdo dos sites, canais e outros meios de informação oficial exclua nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens ou outros elementos que permitam identificar autoridades, governos ou administrações, cujos cargos estejam em disputa na campanha eleitoral.

Suspensão da greve

Os professores e demais servidores da Educação da rede municipal de ensino de Teresina resolveram suspender um movimento de greve depois de 124 dias de paralisação. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserm), será mantido o estado de greve porque eles ainda querem um reajuste salarial e a progressão e promoção na carreira.

VOZ DO PODER

 “A decisão de suspensão da greve foi tomada pelo agravo interno movido pelo sindicato ainda não ter sido julgado. E os professores votaram pela suspensão para evitar que as perseguições políticas. A suspensão é uma tática para garantir a segurança jurídica dos trabalhadores, mas continuaremos insistindo na luta e poderemos retornar à greve a qualquer momento”, afirmou o coordenador-geral do Sindserm, Sinésio Soares.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login