Katya D'Angelles

JVC deve formalizar apoio a Fábio Novo amanhã


JVC deve formalizar apoio a Fábio Novo amanhã

Depois de um período de luta para ser formalizado e terapoio como pré-candidato  a prefeito deTeresina, o ex-senador João Vicente deve formalizar seu apoio a pré-candidaturado deputado Fábio Novo (PT) a prefeito de Teresina.

19 de fevereiro – Luciano Nunes, presidente estadual do PSDBdesiste e declaro apoio a Fábio Novo
20 de fevereiro – João Vicente é oficializado comopré-candidato
11 de março – Marconi Perilo presidente nacional do PSDB vemao Piauí
30 de abril – Cidadania Define nova executiva no Piauí comMário Rogério a frente07 de junho – Mário Rogério descarta apoio ao nome de JoãoVicente
25 de junho – João Vicente confirma sua desistência
28 de junho Jorge Lopes é confirmado como candidato do PSDB
11 de Julho – Cidadania declara apoio a Fábio Novo
15 de julho – Jorge Lopes desiste de ser candidato pelo PSDB
16 de julho – confirma adesão de João Vicente a Fábio Novo comcoletiva marcada pra próxima sexta-feira 18

Vice-prefeito 
A expectativa é de que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que buisca reeleição, anuncie o nome do seu pré-candidato a vice-prefeito. Entre as principais candidaturas da capital, apenas a do prefeito ainda não tem um vice definido.   

PEC do Banco Central
Na calada do quase recesso CCJ pauta para hoje (17), Apolêmica PEC 65/2023 que trata da autonomia financeira para o BancoCentral (Bacen). O projeto que está em tramitação do Senado não agrada aoGoverno Federam e não agrada aos servidores do Bacen. A PEC busca autonomiafinanceira do Banco. Entre as mudanças está a possibilidade do Banco Centralagendas como a do PIX, ou seja, mais independência para controlar a políticamonetária do país. Além disso submete o Banco a fiscalização do Congresso.

  

Foto polêmica
As comparações entre o registro feito pelo fotógrafo daagência de notícias Associated Press (AP), Evan Vucci, com um quadro de 1830 e umafoto da segunda guerra mundial aquecem as teorias conspiratórias sobre atentadocontra Donald Trump. A foto do candidato a presidência dos EUA logo após sofreratentado em comício na Pensilvânia no último sábado (13) está sendo motivo parainternautas alimentarem teorias conspiratórias de que a tentativa deassassinato do ex-presidente teria sido forjada.

 

Teoria da conspiração
A comparação da foto de Trump com o braço erguido segundosdepois do disparo, com a obra do francês Eugène Delacroix, "A Liberdadeguiando o povo", e com a fotografia icônica da vitória na ilha de Iwo Jimana segunda Guerra Mundial, do fotógrafo Joe Rosenthal, alimentam a teoria deque os movimentos do presidente para conseguir o registro histórico foramcombinados.


 

Novo discurso
Com a repercussão do atentado, Trump rasgou o discurso quetinha programado para esta quinta-feira (18) no anúncio oficial do senador JDVance, de Ohio, como seu candidato a vice-presidente. Um novo tom será dado, agoracom mensagem de união. A mudança tem vários objetivos. Um deles é potencializara chegada de J D Vance, que é um senador jovem, de primeiro mandato e que falacom uma parcela do eleitorado que Trump quer conquistar. Apesar de ter um perfilideológico parecido com Trump, mas já foi seu crítico e a ideia de união dopovo norte americano contra um inimigo comum reforça a escolha de um nome quejá foi contrário a Trump.

  

Karnak na disputa em Parnaíba
A investia do governador Rafael Fonteles para turbinar o seupré-candidato a prefeito da cidade de Parnaíba está cada vez mais intensa e odeputado Dr. Hélio (MDB) não tem deixado de aproveitar a carona nosinvestimentos. Pelo menos R$ 25 milhões estão sendo investidos emaproximadamente 50 km de asfaltamento em ruas e avenidas de diversos bairros dacidade. Já no Orçamento Participativo a previsão é de investimentos de R$ 40milhões, segundo o Governo do Estado  


 

Política de vacinação
Mais um ponto para a ministra da Saúde Nísia Trindade. OBrasil consegue avançar na politica de vacinação infantil. Área em que o paísvinha registrando desempenho negativo. Em 2023 o Brasil deixou o ranking das 20nações com mais crianças não vacinadas.  Aconstatação é de estudo global do Unicef e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Queda nos dados negativos
O número de crianças que não receberam nenhuma dose da DTP1 –vacinapentavalente- caiu de 710 mil em 2021 para 103 mil em 2023. Em relação à DTP3,a queda entre os mesmos anos foi de 846 mil para 257 mil. A vacina protegecontra a contra a difteria, o tétano e a coqueluche.  Com a redução na quantidade de crianças nãovacinadas, o Brasil, que em 2021 era o sétimo no grupo dos países com maiscrianças não imunizadas, deixou a lista negativa.

Preservsação
17 de julho é o Dia de Proteção as Florestas. Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) mostram que a degradação do solo impacta de forma negativa mais de 3,2 bilhões de pessoas no mundo, o que corresponde a 40% da população mundial. 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login