Luciano Coelho

Justiça Eleitoral apura denúncias de ilegalidades nas campanhas


Justiça Eleitoral apura denúncias de ilegalidades nas campanhas

A ferramenta Pardal, da Justiça Eleitoral, tem recebido várias denúncias sobre irregularidades, principalmente na propaganda eleitoral. Segundo a Ouvidoria do TRE-PI, já foram feitas mais de 200 denúncias nestas eleições. No pleito de 2020 foram mais de 860 denúncias. A expectativa é que neste ano ultrapasse esse número. A maioria das denúncias feitas ao Pardal vieram de Cabeceiras, de Parnaíba e de São Miguel da Baixa Grande. Mais do que as irregularidades denunciadas em Teresina. As denúncias devem ser apresentadas com provas, que devem ser anexadas e tendo a certificação da identidade do denunciante pelo Gov.Br. As pesquisas também são alvos de denúncias que estão sendo apuradas pelo juízo em cada zona eleitoral, que têm poder de polícia. Geralmente o infrator tem um prazo de 48 horas para sanar as irregularidades apontadas. A Justiça Eleitoral tem disponibilizado os canais de comunicações, denúncias e fiscalização para atuar de forma efetiva para conter irregularidades nas eleições de forma rápida em cada zona eleitoral.

Fiscalização

A Justiça Eleitoral começou a tomar as medidas sobre as denúncias que foram feitas por ilegalidade nas eleições como abuso de poder, compra de votos, irregularidades na propaganda eleitoral, além de atentados forjados de candidatos, sobretudo no interior. A Justiça disponibilizou ferramentas e canais de denúncias, que devem ser feitas com provas, para agilizar as providências.

Consternação

O policial civil Baker Martins morreu em decorrência de um grave acidente quando voltava do velório do também policial civil Marcelo Soares, morto em operação da polícia em cumprimento de mandados no Maranhão. Baker Martins andava numa caminhonete Amarok que bateu de frente com um caminhão, na BR-343, quando voltava para Campo Maior.

Saúde mental

O delegado geral da Polícia Civil, Lucy Keiko, afirmou que agora é o momento de cuidar da saúde mental dos agentes de segurança. Ele falou em abalo emocional pelas perdas e pelo trabalho continuado. E a população ainda reclama da impunidade de bandidos que cometem crimes, são presos e depois são soltos novamente.

Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça aprovou mais um projeto desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública. Segundo a Delegacia Geral, os policiais civis e militares terão avaliações médicas e psicológicas. Uma equipe multidisciplinar já está pronta para essas avaliações. A Segurança do Piauí foi a primeira a implantar esse projeto

130 anos do 4 de Setembro

O Theatro 4 de Setembro comemorou 130 anos e a programação dura a semana toda. Agora, o teatro tem um site institucional e as festividades com espetáculos e a história da casa será resguardada num memorial, segundo o diretor do Theatro, João Vasconcelos.

Sem palanque

Segundo informações de dirigentes do PT, o governador Rafael Fonteles vai deixar de ir nas campanhas de candidatos a prefeito em mais de 30 cidades. Ele avisou que vai onde o candidato votou nele na eleição passada, mas onde tem disputa de dois candidatos da base de sustentação política do governo, ele não pretende estar no palanque de nenhum dos dois.

VOZ DO PODER

As obras de duplicação das BRs 343 e 316 ainda no ano de 2024 devem custar em torno de R$ 190 milhões. A BR-316 no trecho de Demerval Lobão a Monsenhor Gil e na BR-343 agora vai até  Altos. Os investimentos foram garantidos pelo Ministério dos Transportes, que ainda confirmou outros R$ 100 milhões para obras de duplicação da BR-343 no trecho urbano da Ladeira do Uruguai até a Tabuleta com a construção de viadutos e uma nova ponte sobre o rio Poti.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login