Katya D'Angelles

Violência política como palanque


Violência política como palanque

O ato de violência com o qual o jornalista Datena, candidato a prefeito de São Paulo, respondeu às provocações de Pablo Marçal, durante o debate realizado pela TV Cultura ontem (15) foi a coroação de uma tática que o candidato coach vinha aplicando desde o início da campanha. Marçal vem tentando levar a disputa a extremos com o apelo à violência nas palavras para conseguir atos de violência física. Tentou com Boulos e quase conseguiu. 


São Paulo
A disputa na maior cidade da América Latina está sendo acompanhada por todo o país. O resultado do processo vai influenciar no andamento da disputa de 2026 pela presidência da República. As pesquisas oscilam entre um segundo turno sem a presença de um nome da esquerda e a indefinição de qual nome da direita segue na disputa, depois do dia 6 de outubro, se Pablo Marçal ou o atual prefeito Ricardo Nunes. 


Briga por líderes
Em todo o Brasil, a briga pelo uso da imagem do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem dado trabalho à Justiça Eleitoral. Os diretórios municipais dos dois partidos estão entrando com ações para impedir que outros partidos façam uso da imagem de seus líderes em material de propaganda eleitoral. O Piauí não está fora do circuito. A confusão se dá principalmente em cidades onde o PT é aliado nacional com o partido adversário, mas no município e no estado a situação é de antagonismo. 


Cajazeiras do Piauí
Em Cajazeiras a disputa pela prefeitura é entre progressistas e petistas. O atual prefeito Alberto (Progressistas) disputa com Ademar Neto (PT) que já foi prefeito. Alberto tem apoios do deputado estadual Hélio Isaías do PT e Castro Neto do MDB. Ademar Neto (PT) tem o apoio do governador Rafael Fonteles (PT). Adelmar foi prefeito de 2018 a 2020. 


Boa Hora
A disputa em Boa Hora também será entre Progressistas e Petistas. Lá concorrem Chiquinho Senador do PP e Professor Dominguinhos do PT, que tem apoio dos deputados estaduais Limma (PT), Hélio Rodrigues (PT) e Marden Menezes (Progressistas). Além deles, um terceiro nome concorre. O vereador Nato Peças  do PL também está na disputa. Chiquinho Senador é o atual vice-prefeito tem apoio do prefeito Francieudo Canuto do Progressistas. 


Homenagem
Hoje (16) no plenário da Assembleia Legislativa, foi realizada uma sessão solene em homenagem a líderes religiosos do Piauí que não nasceram no Estado e irão receber título de cidadania. A honraria foi proposta pelo presidente, Franzé Silva (PT). Serão homenageados Isaac Silva Pessoa, Luís Uchôa Neto, Alberto Vedrani, Joel Dias Quaresma e à pastora Sulane Alves Rodrigues da Silva. 


Tensão
O clima de tensão continua forte nas eleições dos EUA. Ontem (15) disparos foram registrados na vizinhança do presidente Donald Trump. O Serviço Secreto confirmou que tiros foram registrados na Flórida e que a agência está investigando o caso. Donald Trump estava em segurança, mas o clima já tenso deve piorar ainda mais. 


Planos de governo
Das 11,8 milhões de crianças brasileiras com até 3 anos, quase 5 milhões precisam de atendimento em creche. Os planos de governos de todos os candidatos a prefeitos do Brasil precisam contemplar o problema. E os candidatos a vereador que não estiverem debatendo também essa temática, não podem alegar que têm preocupação com a Educação ou com o futuro. 


Combustível do futuro
A Câmara dos Deputados aprovou 16 emendas do Senado ao projeto de lei dos “combustíveis do futuro”, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente. A matéria será enviada à sanção presidencial.







LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login