Luciano Coelho

Sílvio vai montar comissão de transição e conversar com o governador

O prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes / Foto: Bruno Paz
Sílvio vai montar comissão de transição e conversar com o governador

O prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes, já solicitou uma audiência com o atual prefeito Doutor Pessoa para tomar conhecimento da situação administrativa e financeira da Prefeitura de Teresina. A partir desta conversa inicial deve ser montada uma comissão de transição, que vai apurar os dados da gestão para que não haja dissolução de continuidade na administração municipal e para que a nova equipe já tenha pelo menos os indícios dos principais problemas no município. E tem alguns pontos neuvrálgicos como a coleta e tratamento do lixo, transporte público, saúde e educação, e as finanças públicas. Sílvio quer conversar também com o governador do Estado, Rafael Fonteles, no sentido de buscar uma parceria administrativa para o desenvolvimento da cidade. Rafael, na verdade, pretende conversar com cada um dos prefeitos eleitos, principalmente das cidades pólos para essa parceria em setores sensíveis como educação, saúde, infraestrutura, segurança e tecnologia.

Renovação da Câmara

Dos 29 vereadores eleitos, 16 são novos, o que representa uma renovação de mais da metade das cadeiras na Câmara Municipal de Teresina. Onze dos vereadores tentaram a reeleição do mandato, mas não conseguiram ser reeleitos e deixam o Parlamento.

Reforma no secretariado

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, reuniu o secretariado para analisar o resultado do pleito e afirmou que pretende tirar uns dias de recesso. Durante essa avaliação o prefeito manifestou o interesse em mudar ainda o secretariado, antes do final do mandato.

Vencedores das eleições

O PSD, do deputado federal Júlio César, foi o partido que mais elegeu prefeitos no Piauí, chegando a 65 municípios. O PT obteve um maior acréscimo foi o Partido dos Trabalhadores, que ganhou 26 em relação às eleições de 2020, sendo o terceiro partido que mais elegeu prefeitos. O MDB figura como a segunda maior política do estado.

Ranking dos partidos

No ranking dos partidos com maior número de prefeitos eleitos no Piauí: PSD – 65 prefeitos eleitos (+25); MDB – 57 prefeitos eleitos; PT – 50 prefeitos eleitos; PP – 34 prefeitos eleitos; PDT – 7 prefeitos eleitos; SD – 4 prefeitos eleitos; REP – 3 prefeitos eleitos; PSB – 2 prefeitos eleitos; PODE – 1 prefeito eleito; UNIÃO – 1 prefeito eleito.

Renovação das cadeiras

Na composição da nova Câmara Municipal de Teresina tem o PT com 7 cadeiras; PRD com 4; PP com 3; O PDT também elegeu três vereadores assim como o MDB. O PSD fez dois vereadores e a partir daí o Avante, Solidariedade, Republicanos, Podemos, PSB, PL e União Brasil, cada um fez um vereador na capital.

Eleição em números

Nessa eleição 2 milhões e 698 mil e 764 eleitores foram às urnas, sendo que desse contingente 1.386.221 são mulheres e os outros 1.312.542 são homens. Foram mobilizados 40 mil mesários e coordenadores de acessibilidade em todo o estado. Foram utilizadas 10.320 urnas eletrônicas em 9.233 seções eleitorais em 74 zonas eleitorais no Piauí.

Mais jovem e mais velho

Os prefeitos mais jovem e mais idoso do país são do Piauí. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que em Barro Duro, o Coronel Elói (PSD) foi eleito o mais idoso com de 87 anos. Em Curral Novo do Piauí, Juninho de Marinalva (MDB), com apenas 21 anos, idade limite para disputar o cargo, foi eleito prefeito da cidade com 99,2% dos votos da cidade.

VOZ DO PODER

A juíza Júnia Maria Feitosa, da 1ª Zona Eleitoral, anunciou que a diplomação do prefeito e vereadores eleitos acontecerá no dia 18 de dezembro. E alertou para quem concorreu no pleito ainda devem prestar contas de campanha para garantir que possam participar da solenidade de diplomação, inclusive os suplentes que serão diplomados também.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login