Luciano Coelho

TCE-PI orienta prefeitos sobre a transferência da administração


TCE-PI orienta prefeitos sobre a transferência da administração

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) alertou aos prefeitos eleitos sobre as condutas vedadas a gestores em final de mandato. Os prefeitos devem atentar o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que proíbe o prefeito de fazer dívidas para a nova gestão pagar. Ou mesmo de forma parcelada para serem pagas pela administração seguinte. A orientação foi repassada pela Diretoria de Fiscalização da Gestão e Contas Públicas. Os prefeitos estão com recomendação para fazerem o controle interno e a transição da administração, além de garantir a apresentação dos documentos para a prestação de contas no fim do ano. Só lembrando também que não podem ficar restos a pagar, sem que haja a previsão de receita para arcar com as despesas. "O controle das despesas no final de mandato é realizado através da verificação da disponibilidade de caixa líquida ou insuficiência financeira”, conforme o Tribunal de Contas do Estado. 

Obra continuada

O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou ao governador em exercício, Themístocles Filho, que as obras da BR-222, entre Esperantina e Batalha, serão retomadas. Themístocles cobrou a construção de uma ponte grande, sobre o Rio Parnaíba, e outras cinco pontes menores. O investimento é em torno de R$ 120 milhões e deve ligar quatro estados.

Infraestrutura

Os investimentos em infraestrutura de transportes devem chegar a mais de R$ 600 milhões. A região do cerrado está sendo priorizada para garantir o escoamento da produção. Os valores foram anunciados pelo Governo Federal e devem beneficiar a região do Piauí e do Maranhão.

Greve na UFPI

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Piauí paralisaram as atividades por 48h. A decisão foi fruto de uma assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI). A categoria defende a manutenção de acordos firmando anteriormente com o governo federal. E a greve é uma forma de pressão para um diálogo.

Sem coleta

A população reclama da falta da coleta de lixo que se acumula pelas ruas e praças da cidade. O Consórcio Aurora/Recicle atuava com base numa liminar para assegurar a coleta e tratamento em um contrato emergencial. O consorcio deixou de atuar por decisão judicial e agora o lixo se acumula.

Transição de governo

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), e o prefeito eleito, Dr. Silvio Mendes (UB), se reuniram e formalizaram os trâmites necessários para a transição de governo. O encontro aconteceu na casa de Doutor Pessoa. Esse foi o primeiro encontro entre os gestores. As duas equipes de transição têm se encontrado e a superintendência da Caixa Econômica cedeu um espaço para essas reuniões.

De olho no futuro

E falando em Sílvio Mendes, ele viajou ao Sul do Estado. Ele foi visitar o também prefeito eleito velino Neiva, na cidade de Porto Alegre do Piauí. E Silvio tem recebido uma série de prefeitos para conversas. Muita gente diz que essas conversas já levam em consideração as eleições para o ano de 2026. Especula-se que Sílvio possa ser candidato a governador do Piauí.

Entendimento para parceria

Os prefeitos eleitos de Timon, Rafael Brito, e de Teresina, Sílvio Mendes, se reuniram e concordaram em firmarem parcerias. Um dos entendimentos é uma nova ponte sobre o Rio Parnaíba e outro é sobre o transporte coletivo. Os dois prefeitos concordaram ainda em liberar a faixa exclusiva dos ônibus para facilitar o escoamento do trânsito e reduzir a quantidade de acidentes.

VOZ DO PODER

“Timon é uma cidade irmã. Ela é unida e não separada pelo rio Parnaíba. É importante para trabalharmos juntos, porque, com certeza, a gente vai ser muito mais útil juntos. E eu confio nele. Estou conhecendo agora e desejo boa sorte. E a casa é sua”, comentou Silvio Mendes sobre a reunião com Rafael Brito, buscando entendimentos entre as duas cidades.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login