Luciano Coelho

Prefeitura de Teresina vai fundir SAADs e secretarias


Prefeitura de Teresina vai fundir SAADs e secretarias

Já está em discussão a redução da estrutura organizacional da Prefeitura de Teresina. Deve-se ter a redução do número das SAAD, onde foram divididas em duas voltarão a ser uma só, e também de algumas secretárias como a fusão das secretarias de Desenvolvimento Econômico com a de Economia Solidária. Outras medidas de contenção de despesas devem ser adotadas e também para reduzir o tamanho da máquina. Por aí passa também a discussão sobre a distribuição dos recursos do Orçamento Geral de Teresina no valor de R$ 5,6 bilhões. O planejamento da aplicação desses recursos está sendo discutidos com a equipe que vai assumir. Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Enzo Samuel, frisou que os vereadores, mesmo os que foram eleitos pela oposição, não querem atrapalhar a gestão, querem apenas ajudar a nova administração. “A eleição acabou. Temos que descer do palanque e nos unirmos para ajudar a gestão e a população. O vereador é o político mais próximo da população e temos que ajudar nas soluções para os problemas como os que acontecem no transporte público, na coleta de lixo e também na saúde pública.

Recado das urnas

A Câmara Municipal teve uma renovação em torno de 50%, pelo menos 4 vereadores deixaram de disputar a renovação do mandato. A renovação foi um recado das urnas aos políticos.  Por outro lado, as votações dos vereadores foram bem mais expressivas chegando a quase 10 mil votos nos principais candidatos eleitos, os mais votados.

Convocação

Em relação a crise na coleta e tratamento do lixo em Teresina a Câmara Municipal oficiou a Prefeitura de Teresina para prestar esclarecimentos sobre a paralisação, de novo, da coleta e a troca da empresa que fazia esse serviço. A empresa formou um consorcio, mas não tem equipamentos e nem material humano.

Corte linear

O último decreto do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, determina que haja um corte linear de 30% nas despesas de cada pasta. Cada gestor deve adotar medidas que atingir essa meta, quer seja redução de custos, demissões ou outras ações, contanto que garanta a economia de 30% nas despesas gerais.

Rombo na PMT

O rombo na Prefeitura de Teresina é superior a R$ 150 milhões. Há vários segmentos em crise administrativa e financeira. A equipe de transição está preparando o relatório a ser repassado para a comissão do prefeito eleito, Sílvio Mendes, informando a situação financeira da administração municipal. O maior déficit da Prefeitura é o setor da saúde.

Eleição na APPM

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) tem uma eleição no início do ano que já está em andamento. O atual presidente é o prefeito Toninho de Caridade. Pelo menos nove prefeitos se colocaram como pré-candidatos à presidência: Admaelton Bezerra (MDB) de São José do Piauí, Amiltinho (PSD) de Gilbués, Fernanda Marques (PT) de Luzilândia, Guilherme Maia (PSD) de Wall Ferraz, Josué (PP) de Morro Cabeça do Tempo, Manoel Portela de Aroazes, Olavo Júnior (MDB) de Buriti dos Montes, Pompílio Evaristo de São Miguel do Tapuio e Wilton Coutinho (MDB) de Massapê do Piauí.

Fim da vida pública

O atual secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, informou que no final do ano, em dezembro, ele deixará a vida pública. João Henrique entra no ramo de corretagem de imóveis e incorporação. Vai apresentar um empreendimento imobiliário na BR-343 ainda este ano. 

Recondução

O vereador eleito Roncalli Paulo retornou à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) Centro. Ele tinha se desincompatibilizado para participar da eleição. E agora depois do resultado da eleição ele está voltando para a superintendência pelos resultados que apresentou.

VOZ DO PODER

“A eleição na Câmara é só em janeiro. Acho que estão antecipando muito. Nesse momento temos que discutir e votar o Orçamento da Cidade, que está em tramitação na Casa. Coloquei meu nome. Não é fácil gerir e acreditamos que tivemos bons resultados na nossa gestão. Conseguimos adotar medidas para modernizar a Câmara, que tem uma estrutura antiga. Acho que o intuito de todos os vereadores é contribuir com a gestão e todos convergindo em prol da população de Teresina”, comentou o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login