Katya D'Angelles

Saúde como prioridade para Teresina


 Saúde como prioridade para Teresina

Quem também deve apresentar a Saúde como prioridade para a bancada federal do Piauí, nesta terça-feira (5) em Brasília, é o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil). De acordo com o deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), a expectativa é de que o prefeito eleito apresente a ampliação do HUT como uma das prioridades do seu primeiro ano de mandato e para isso os recursos federais são cruciais. Além do apoio da bancada com emendas, Silvio vai precisar de apoio do Governo Federal. 


Orçamento 2025
Aguardada para esta semana a divulgação do calendário de tramitação da Lei Orçamentária do Piauí, a LOA 2025. O relator do projeto, deputado Dr. Felipe Sampaio já adiantou que vai propor alterações no projeto original para aumentar recursos para a Saúde. O governador Rafael Fonteles estará na quarta-feira (6) com a bancada federal do Piauí para falar das prioridades do Estado. 


Emendas regulamentadas
Ainda na pauta orçamento a Câmara dos Deputados deve definir novas regras para a liberação das emendas parlamentares. Pela proposta, as emendas de bancada estadual só poderão destinar recursos a projetos e ações estruturantes, sendo proibida a individualização das sugestões dos parlamentares. A proposta do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) é fruto de um acordo entre os poderes e deve responder os questionamentos do Supremo Tribunal Federal sobre as famosas emendas PIX. 


Sem coleta de lixo
A coleta do lixo de Teresina sofreu paralisação nesta segunda-feira (4). A paralisação foi um alerta dos trabalhadores do setor que alegam não estar recebendo o adicional de insalubridade. Pelo menos 1.800 trabalhadores atuam hoje na capina, varrição e coleta de lixo domiciliar de Teresina. 

Floriano
O Tribunal de Contas do Estado realiza na próxima quinta-feira (7) na cidade de Floriano o Seminário Sobre Transição Municipal. O encontro é realizado através da Escola de Gestão e Controle (EGC) e ocorre na  na Câmara Municipal de Floriano. O evento é voltado para gestores municipais e abordará os principais cuidados e procedimentos para uma transição administrativa responsável.

Mudanças no PIX
Desde a última sexta-feira (1) PIX acima de R$ 200 só pode ser feito por dispositivo previamente cadastrado. A mudança faz parte de ação do Banco Central para tornar mais rígida a segurança das transações. Os valores só poderão ser feitos através de dispositivos que já tenham sido usados. 







LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login