Governo vai investir R$ 150 milhões na saúde para descentralizar o atendimento
A Secretaria de Saúde do Estado tem 25 milhões de dólares para investir na vigilância da saúde. O dinheiro do Banco Mundial na cotação do dia é corresponde a mais de 150 milhões. O secretário Antônio Luís Soares informou que o objetivo é dotar as unidades de saúde das cidades polos com resolutividade e evitar o transporte de pacientes para Teresina. Ainda foi tratado a retomada a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina. Antônio Luís destacou que a rede de saúde tem que funcionar como rede, um ajudando o outro, para melhor atender aos pacientes. Para ele, não podem sobrecarregar as unidades de saúde e hospitais. “Estamos trabalho o programa Cuidar Piauí para melhorar e humanizar esse atendimento e termos mais segurança para os pacientes”, explicou o secretário Antônio Luís.
Sem insumos
O Laboratório Raul Bacelar não está fazendo análise de material coletado para exames, porque não tem insumos para as maquinas, segundo informou um funcionário que pediu reservas do nome para evitar retaliações. Ainda não foi feito o pagamento para a empresa que fornece os insumos.
Exonerações
O prefeito de Teresina Doutor Pessoa exonerou pelo menos duas pessoas da Fundação Municipal de Saúde, não justificou a exoneração, mas são pessoas ligadas ao setor financeiro da FMS. Recentemente foram feitos pagamentos superiores a R$ 20 milhões para clinicas e fornecedores através de uma invasão no sistema financeiro da fundação.
Socorro à carga
Uma carreta carregada de café tombou na BR-226, nas proximidades do balneário 89, na zona rural de Timon (Maranhão). O caminhoneiro dormiu e perdeu o controle e tombou. A população parou para socorrer a carga e não o motorista.
Comissionados
As exonerações que foram promovidas pela Prefeitura de Teresina estão prejudicando o andamento dos serviços públicos. Os processos na SAAD Rural estão parados e não tem aprovação. Os engenheiros reclamam que os projetos não andam, por falta de pessoal.
Licitação do transporte
O prefeito eleito Sílvio Mendes quer uma reavaliação do plano diretor do transporte público para retomar esse serviço na capital. A Prefeitura de Teresina deve realizar uma nova licitação do transporte coletivo.
Seminário de prefeitos
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) está promovendo um seminário com os prefeitos eleitos em Brasília. Não se sabe o porquê, mas o acesso da imprensa foi barrado e os jornalistas foram convidados a se retirarem do recinto e ficaram na chuva.
VOZ DO PODER
A professora doutora Nadir Nogueira foi confirmada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, como reitora da Universidade Federal do Piauí. A nomeação foi publicada em Diário Oficial e a posse deve acontecer no dia 21 deste mês.