Celular nas escolas volta à pauta do Senado e no Piauí
Em audiência pública realizada na Comissão de Educação (CE) nesta segunda-feira (18), especialistas defenderam a restrição ao uso do celular nas escolas. Esta foi a segunda audiência da CE sobre o tema. O Ministério da Educação (MEC) anunciou que prepara um projeto de lei para proibir o uso dos aparelhos pelos estudantes de escolas públicas e privadas. Segundo o senador Eduardo Girão (Novo-CE), que solicitou a audiência (REQ 99/2024), o assunto é prioridade entre os especialistas de educação, no governo e nas famílias.
Debate internacional
A diretora de Apoio à Gestão Educacional do Ministério da Educação (MEC), Anita Gea Martinez Stefani, disse que a questão vai além do Brasil e que existe um debate internacional sobre o tema, com alguns países adotando medidas restritivas mais rígidas. Para Anita Stefani, é importante destacar um problema mais profundo por trás desse debate, que é o uso de redes sociais e plataformas digitais – que não são desenhadas para crianças e adolescentes e podem se tornar viciantes.
Situação do Piauí
O Piauí e mais 10 estados já tratam do tema da proibição dos celulares em sala de aula. No caso do Piauí a proposta de lei apresentada defende que os alunos não tenham acesso ao aparelho durante as aulas. Pelo projeto apresentado pelo deputado Henrique Pires (MDB) os celulares só seriam devolvidos aos alunos na saída. O acesso fica proibido na sala e nos demais ambientes escolares. O projeto de lei do emedebista aguarda relatoria na Comissão de Constituição e Justiça da Alepi.
Alinhamento com a modernidade
A terceira gestão de Silvio Mendes (União Brasil) procura alinhar-se com as alterações da gestão publica ocorrida desde que ele foi prefeito de Teresina há mais de 12 anos. Silvio já enviou membros de sua futura equipe para estados onde o uso de novas tecnologias marca o desenvolvimento da gestão, como é o caso da cidade do Recife. E ele próprio esteve em comitiva de prefeitos do União Brasil na Inglaterra onde a fundação de estudos do União Brasil organizou encontro com gestores ingleses para que os seus eleitos tivessem contado com ações atualizadas de gestão pública.
Rombo financeiro
Os detalhes da situação em que a equipe do prefeito eleito Silvio Mendes (União Brasil) encontrou a prefeitura da capital só serão conhecidos em dezembro. Assim informou o vice-prefeito eleito, deputado Jeová Alencar (Republicanos). Por enquanto o que já foi informado é que um rombo financeiro de R$ 800 milhões. Em denúncia formal ao Ministério Público ainda não se fala.
Prefeitos e governador
Na próxima quinta-feira (21) será realizada a reunião dos prefeitos eleitos com o governador Rafael Fonteles. Segundo o próprio governador, 200 dos 224 prefeitos já confirmaram presença no evento que tem a Secretaria do Planejamento a frente da organização.