O protagonismo do Piauí na Aliança Global contra a fome
A decisão da Argentina de entrar na Aliança Global Contra a Fome já pode ser considerada uma grande vitória do Governo Lula durante a 10ª reunião do G20 que acontece esta semana, no Rio de Janeiro. O presidente da Argentina havia anunciado que não iria assinar o acordo de aliança que envolve a taxação dos super ricos, no entanto Javier Milei voltou atrás e assinou o documento. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que tem a frente o senador Wellington Dias, foi protagonista na construção do pacto. Ontem (18) foram anunciados os integrantes do conselho da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, representará o Brasil no colegiado.
Promessa do presidente
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), deixa o comando ano que vem, mas fez ontem (18), durante reunião da Confederação Nacional dos Municípios,promessas aos prefeitos. Lira prometeu pautar temas de interesse municipalista, apesar de estar nos últimos meses de mandato à frente da Casa – a eleição da nova Mesa Diretora acontece no início do ano que vem.
Avaliação do ensino médio
A Secretaria de Educação do Piauí foi buscar fora do Piauí parceria para realizar o Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (Saepi) 2024. Mais de mais de 127 mil estudantes da rede estadual serão avaliados até o dia 22 de novembro realizando provas com foco em Língua Portuguesa e Matemática. A prova será realizada em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). Segundo a Secretaria de Educação nem a Universidade Federal do Piauí nem a Uespi possuiam a plataforma de Avaliação por isso a escolha da universidade mineira.
Novos gestores
O deputado Gil Carlos (PT) usou a tribuna da Alepi nesta terça-feira (19) para lembrar da importância das melhorias na oferta da gestão escolar com condições adequadas para as crianças. Gil Carlos fez um chamamento para que os novos gestores tenham compromisso com a mudança da realidade da educação básica no Piauí.
Greve de novo
Tudo indica que a partir desta sexta-feira (22) a coleta de lixo em Teresina deve sofrer nova interrupção por conta da paralisação dos trabalhadores do setor que já informaram à Prefeitura sobre o movimento. Após reunião na sede do Sindicato dos Empregadores de Empresa de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep) a categoria optou pela deflagração do movimento grevista por não terem suas reivindicações atendidas pela empresa responsável pela contratação dos coletores.
Sem apoio
O futuro secretário de Educação, vereador Ismael Silva (Progressistas) informou que não vai votar pela recondução do atual presidente da Câmara de Vereadores, Enzo Samuel (PDT). A posição de Ismael não impede a reeleição de Enzo, mas gera desconforto. Ismael já declarou apoio a candidatura do vereador Petrus Evelyn eleito pelo Progressistas, também.