Justiça determina a publicação de edital e nova prova no concurso da Semec
A Justiça do Piauí determinou a suspensão do concurso para professores da Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Teresina. A decisão do desembargador Sebastião Martins determina ainda a publicação de um novo edital de convocação para a prova didática. A decisão atende a uma ação ajuizada pelo Ministério Público do Piauí (MPPI). O concurso foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), que alega ter cumprido as regras do edital sobre a reserva de vagas para pretos e pardos. O Idecan diz que não foi notificado da decisão e nem da suspensão, mas está à disposição para prestar esclarecimentos e repassar informações sobre o certame. A ação do MPPI foi acatada pela Justiça e determinou mais clareza no edital e uma nova prova didática. No questionamento dizia que foi feito um aditivo ao edital que continham informações dúbias. Esse concurso para professores da Semec tem sido alvo de muitos questionamentos que foram levados à Justiça.
Diário Oficial
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, nomeou novamente o vereador eleito James Guerra para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdurh). James substitui a irmã dele, Tatiana Guerra, que passa a uma assessoria técnica na pasta. A Câmara Municipal aprovou uma convocação da secretaria para prestar esclarecimentos sobre a coleta e tratamento de lixo na cidade.
Reforma e ampliação
A CCR, que administra o aeroporto Petrônio Portella, anuncia a inauguração da reforma e ampliação do aeroporto para o mês de dezembro. No entanto, as melhorias já estão em funcionamento. Foram investidos mais de R$ 132 milhões na ampliação do local.
Beligerância
A eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do brasil – Seccional do Piauí está indo parar nas barras dos tribunais. O alvo preferencial tem sido o advogado Aurélio Lobão. Mas, além dele, os advogados Raimundo Júnior e Carlos Júnior disputam a presidência da Ordem. Tem havido muita agressão pessoal no período da campanha. A eleição acontece no dia deste mês.
Granada e droga
A polícia acendeu a luz amarela quando numa operação na zona Sudeste de Teresina encontraram mais de 70 quilos de pasta base de cocaína e também granadas, muitas armas e munição. E no comando do arsenal estava um rapaz de apenas 22 anos, Tadeu Portela.
Voto hipotecado
O governador Rafael Fonteles recebe em audiência o deputado federal Hugo Mota, que recebeu apoio integral da bancada piauiense para a disputa pela presidência da mesa diretora da Câmara Federal. A bancada hipotecou apoio ao Republicano da Paraíba para a eleição da presidente da Câmara dos Deputados.
Vila e bairros
A cidade de Teresina tem mais de cem bairros, alguns mais populosos que a maioria das cidades do estado, como é o caso do bairro Angelim que tem mais de 43 mil habitantes e o Dirceu Arcoverde com mais de 32 mil moradores. O conjunto Jacinta Andrade tem mais de 9,5 mil habitantes e o menor desses bairros é o bairro Santa Rosa constando apenas nove famílias morando por lá.
Feira familiar
A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), o Governo Federal e outros parceiros, realizam a Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária, no Parque Potycabana, e reúne comunidades de todo o Estado para a comercialização de alimentos, produtos e artesanato trazidos por mais de 150 expositores. De acordo com a secretária Rejane Tavares, a feira deve movimentar mais de R$ 1 milhão em vendas nos três dias.
VOZ DO PODER
O promotor de Justiça. Flávio Teixeira de Abreu Júnior, abriu procedimento para apurar irregularidades na contratação de comissionados para a Assembleia Legislativa. O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva, segundo o promotor, teria nomeado servidores fantasmas e alguns condenados para função em comissão no Legislativo. O MPPI deu um prazo de 15 dias para prestarem informações sobre nomes, funções, remunerações e atividades desenvolvidas pelas pessoas nomeadas de forma irregular.