Justiça Eleitoral reconhece a participação de facções nas eleições
A Justiça Eleitoral reconheceu que existem alguns candidatos eleitos com campanha financiada pelo dinheiro do tráfico de drogas ou facções criminosas. A Polícia Federal foi mobilizada para investigar e produzir provas em inquéritos que questionam essas vitórias eleitorais. No entanto, isso não impede a diplomação que estaria sob suspeita de ter sido eleito dessa forma, com esse financiamento. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, revelou que a justiça eleitoral está preocupada com a presença de facções criminosas nas câmaras municipais brasileiras. Ele citou facções criminosas que atuam em várias áreas, inclusive na política. No Piauí não é diferente e os casos estão sendo investigados. O mais destacado foi o da eleição da vereadora Tatiana Medeiros, que está sob investigação. “Em todo o Brasil, alguns estados do Brasil, alguns candidatos foram eleitos com o dinheiro do crime organizado. Isso está sendo averiguado, apurado ainda. Mas, a princípio, não impede a diplomação de nenhum candidato. Essa é uma preocupação da Justiça Eleitoral hoje no país. Foi uma grande preocupação do TSE, porque se verificou que nas câmaras de vereadores estava havendo infiltração do PCC, Comando Vermelho, para eleger determinados candidatos a vereadores em todo o Brasil”, afirmou o desembargador Sebastião Martins demonstrando a sua preocupação.
Lista sêxtupla
O Conselho da OAB do Piauí apresentou uma lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça. Dentre os nomes escolhidos dentro da advocacia para a vaga estão: Mário Basílio, Álvaro Mota, Reginaldo Miranda, Fábio Miranda, Lilian Firmeza e Alexandre Noleto. A vaga ainda está em disputa com os membros do Ministério Público e foi judicializada.
Alta médica
O juiz Francisco João Damasceno converteu em preventiva a prisão do advogado George Tajra Melo acusado de agredir a companheira e esfaquear um policial civil Jorge Lopes Filho, que tentou intervir na briga do casal. Hoje Jorge Filho deve ter alta do hospital. O advogado responde por tentativa de homicídio e permanece preso.
Bomba baixa
Uma bomba de etanol de um posto de combustíveis no bairro Cristo Rei, em Teresina, foi lacrada após uma vistoria do Procon. Segundo os fiscais, a cada 20 litros, o consumidor perdia oito litros, uma diferença de 40% entre o que se paga e o que entra no tanque. A gerência do posto tem um prazo de 15 dias para apresentar a defesa sobre a irregularidade e a interdição da bomba pelo Imepi.
Saindo pelo ladrão...
O posto foi denunciado depois que um consumidor observou que a quantidade de combustível cobrado pelo frentista era maior do que a capacidade que cabeira no tanque de combustíveis do carro.
Serviços centralizados
O Espaço da Cidadania foi inaugurada nesta sexta-feira (20) no Teresina Shopping. O Espaço da Cidadania reúne em um único local os atendimentos de diversos órgãos de serviços públicos, como o Detran, a Sefaz, a Águas de Teresina e a Equatorial Energia. A unidade vai funcionar na praça de alimentação do segundo piso do shopping e contará com serviços de 15 órgãos parceiros.
Investimentos do DNIT
O Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes no Piauí (DNIT) pretende investir mais de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura, construção e manutenção no Piauí em 2025. Os recursos foram robustecidos por meio de emendas parlamentares e a inclusão de obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o superintendente do DNIT no Piauí, engenheiro Ribamar Bastos, serão realizadas obras de duplicações, construção de pontes, viadutos, e manutenção de estradas.
Estatísticas
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o estado do Piauí registrou 174 mortes nas rodovias federais do estado. As BRs 343 e 316 foram as que tiveram o maior número de registros de acidentes com vítimas fatais, sendo as maiores taxas de mortalidade nas estradas. As principais causas das mortes foram relacionadas ao excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas, segundo o Inspetor Fabrício Loyola da PRF.
VOZ DO PODER
Segundo o delegado Matheus Zanatta, até agora foram recuperados e entregues aos devidos proprietários mais de 10 mil aparelhos celulares que foram furtados ou roubados. Num comparativo com o ano passado, a recuperação dos aparelhos aumentou em mais de 540% depois da Operação Interditados.