Abin monitorou participação de facções criminosas nas eleições do Piauí
A Justiça Eleitoral reabre os trabalhos a partir da terça-feira em solenidade no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Após a abertura das atividades judiciárias são esperadas enxurradas de ações eleitorais, devido ao processo, depois da diplomação se tem um prazo de 15 dias para apresentar as ações com pedido de impugnação de mandato eletivo, de investigação judicial eleitoral, de abuso de poder econômico e político, como a ação por compra de votos. Como a Justiça estava em recesso, o prazo se abre a partir da abertura do ano judiciário. E as eleições foram municipais para prefeito e vereador, portanto, os processos começam em primeira instância, só vão para o TRE-PI em grau de recurso. O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastiao Ribeiro Martins advertiu para a quantidade de ações devido as denúncias ainda no processo eleitoral. E essas ações podem ensejar a cassação ou afastamento do mandato de eleitos para prefeito e vereador. Outra investigação em andamento é uma investigação da interferência de facções criminosas no financiamento de campanha. A Abin tinha feito um levantamento em todo o Brasil da participação de organizações criminosas nas eleições. O Piauí também foi observado, mas não tinha alerta laranja para a infiltração de facções na política, mas tem casos observados na capital e no interior, sobretudo no litoral.
Ano Judiciário
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) realiza nesta segunda-feira (20) a solenidade de abertura do Ano Judiciário 2025, a partir das 10 horas, no novo auditório multiuso do complexo judiciário. O presidente do TJ-PI, desembargador Aderson Nogueira, apresenta as diretrizes da gestão focando na melhoria da prestação jurisdicional e no fortalecimento do acesso à Justiça.
Transição
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT), se reúne com o próximo presidente do Legislativo, deputado Severo Eulálio (MDB), para uma avaliação, entre as equipes sobre a primeira semana de transição de gestão. Os deputados ainda fizeram uma vistoria às obras de reforma do prédio sede da Assembleia Legislativa.
Calamidade pública
Os municípios de Parnaíba e Luís Correia devem decretar estado de calamidade devido ao excesso de chuvas. Foram mais de 180 milímetros no litoral do Piauí. A cidade de Picos teve chuvas de 135 milímetros que alagaram diversos pontos da cidade, que decretou estado de calamidade já reconhecida pelos governos federal e estadual. Além das mortes, há várias pessoas desabrigadas e desalojadas em diversas cidades. O Inmet ainda alerta para chuvas fortes nos dois próximos dias.
Estiagem
Os municípios de Simões, Curral Novo do Piauí e São Francisco de Assis, afetados pela estiagem, tiveram suas emergências reconhecidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com as portarias publicadas no Diário Oficial da União. Com o reconhecimento, as prefeituras podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como distribuição de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e kits de limpeza. O Piauí tem atualmente 10 reconhecimentos por estiagem.
Plano de metas
A gestão de Sílvio Mendes determinou que dentro do plano de metas de cem dias a prioridade é limpar a cidade e focar nas áreas alagadas para evitar problemas maiores para a população. O superintendente da SDU Leste, João Pádua, frisou que houve uma intensificação na limpeza pública e há uma ação integrada entre as SDUs e a Eturb.
Reunião de trabalho
No dia 24 deve haver uma reunião entre a Secretaria Municipal de Planejamento com as SDUs mapeando os pontos de alagamentos e as bacias hidrográficas nas áreas urbanas para monitorar e garantir a drenagem e escoamento dessas áreas para evitar mais transtornos.
Burnout
40% dos médicos apresentam quadro de doença mental. Isso devido as jornadas longas, estressantes e sem qualidade de vida dos profissionais de saúde. O dado foi levantado numa pesquisa sobre a prática médica. Foi detectado que o excesso de trabalho seria algo profissionalmente natural e que deveria ser seguido pelos médicos, sobretudo os mais novos e as mulheres.
VOZ DO PODER
O Ministério do Desenvolvimento Social está fazendo um levantamento sobre os políticos que foram candidatos e tiveram êxito na eleição e que tinha o benefício do Bolsa Família. A determinação é suspender ou cancelar esses benefícios no programa.