Governador realiza 73% das metas em dois anos de gestão
![Governador realiza 73% das metas em dois anos de gestão](https://www.teresinadiario.com/arquivos/colunistas-materias/5743/4af79f3675fd965dc78d8b78f090233e.jpg)
É um fato inédito e de difícil alcance para um Governo. O Governador Rafael Fonteles realizou 73% das metas e/ou programação projetadas para toda a sua gestão no 2º ano de mandato. Nenhuma administração na história do poder Executivo do Piauí obteve esta consagração. É uma marca histórica do Piauí no Governo de Rafael Fonteles (PT).
As centenas de obras construídas e conservadas deram uma característica marcante na sua gestão e o lançaram para o futuro.
Destacando-se os equipamentos públicos como as estradas estaduais, a inteligência artificial, os 480 colégios estaduais em regime de tempo integral, a criação da escola do mar em Parnaíba para dá apoio à construção (conclusão) do Porto de Luís Correia, a licitação e concessão do saneamento básico em água e esgoto, com a venda da AGEPISA, a perfuração de 180 poços pelo Instituto de Saneamento Básico do Estado, levando água tratada para 74 mil piauienses, em 58 municípios e 168 comunidades, a Instalação da MRAE – Microrregião de Água e Esgoto do Piauí, a criação do Consórcio intermunicipal do território dos Cocais e Carnaubais, composto por 15 municípios e a futura instalação da usina biomecânica em Piripiri, para o tratamento integral do lixo e produção de bens industriais, como telhas, tijolos, meio fio, gás e biogás, fertilizantes e adubo dentre outras inúmeras ações e metas cumpridas integralmente.
A licitação do Marco Legal Regulatório do Saneamento Básico em Água e Esgoto, com a venda da Agespisa foi uma decisão incomum para o serviço público, mas Rafael fez a venda da AGESPISA, solucionando o problema gravíssimo do Estado que desafiou várias administrações passadas, embora a alienação da velha concessionária de água e esgoto foi um ato de coragem, determinação e bravura do Chefe do Poder Executivo Piauiense. Apenas que tem compromisso com o serviço público toma uma decisão dessa magnitude.
Nenhum governante antecedente teve essa coragem de Rafael, enquanto solucionou um gravíssimo problema do Estado que vinha desafiando as sucessivas gestões estaduais; e sendo sorvedouro de recursos públicos que não tinham nenhum resultado.
A instalação de 480 escolas estaduais em regime de tempo integral é outra marca inédita da gestão Rafael, porquanto nenhuma gestão vai superá-lo.
As várias estradas construídas e conservadas nos Cerrados piauienses também exemplificam o forte compromisso do Governador com aquela região que em gestões passadas foi abandonada, embora a maior fonte de geração de emprego e renda no Piauí.
O Governador, certamente, com esse compromisso e com essas obras construídas e conservadas, prepara o campo para concorrer à sua reeleição e com a tranquilidade de ser reeleito no primeiro turno em 2026, com uma maioria consagradora. E jamais vista em eleições majoritárias no Piauí.
MAGNO PIRES é Secretário Geral da Academia Piauiense de Letras-APL (o único batalhense eleito pelo seu colegiado, para exercer este cargo, na história do mais que centenário sodalício) e Diretor-geral do Instituto de Saneamento Básico do Estado do Piauí – ISBE-Piauí, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antárctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.