Inmet alerta para chuvas de 150mm em várias cidades do Piauí
Os picos de chuva para os próximos dias podem ainda piorar a situação que já é ruim

A cidade de Teresina tem 54 pontos de alagamento e com apenas 100 milímetros de chuva já são ativados. Choveu 36 mm e vários pontos de alagamento complicaram o trânsito na cidade. O serviço de monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou do alerta do Inmet para chuvas fortes e com ventos na região Centro e Norte do Piauí. São esperadas chuvas de mais de 150 mm para os próximos sete dias. Para se ter uma ideia, aquela chuva que alagou e causou a calamidade na cidade de Picos, foi de 134 mm. Por outro lado, além dos alagamentos, existem problemas na lavoura, na agricultura familiar. Muita chuva em pouco tempo. Há uma seca verde. Tudo verde e florido, mas sem safra, sem colheita. Esse problema vai impactar diretamente no preço dos alimentos, porque as culturas não se desenvolveram. Não tem produção. E pesa no bolso do consumidor. Os picos de chuva para os próximos dias podem ainda piorar a situação que já é ruim.
Estiagem
Em vários municípios ainda vigora o decreto de emergência em decorrência da estiagem no Piauí. Em pelo menos treze deles, que foram visitados pelos técnicos do Governo, as barragens não encheram e os riachos estão secos. Boa parte dos municípios ainda são abastecidos por água entregue em carros pipas.
Greve na Educação
Os professores da rede municipal e da rede estadual de ensino anunciaram greve por tempo indeterminado cobrando reajustes salariais. Nesta terca-feira, 18, os trabalhadores em educação do Estado farão protesto e na quarta (19) farão uma assembleia extraordinária na sede do clube social do Sinte-PI para deflagrarem a greve. O Sindserm já fez a assembleia e optou pela paralisação.
Salário ideal
Segundo o professor de Economia da UFPI, Jivago Ribeiro Gonçalves, o salário ideal para um brasileiro viver com dignidade seria em torno de R$ 6.500,00. Esse seria um valor suficiente para o pagamento das dívidas regulares como água, energia, internet, aluguel, comer bem, se transportar e ainda ter possibilidade de lazer e cultura.
CPI das Quentinhas
A vereadora Zoe Martínez, da Câmara Municipal de São Paulo, solicitou a abertura de CPI na Câmara paulistana para apurar fraudes na distribuição de quentinhas financiadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Ela disse que esteve num dos endereços apontados para a distribuição dos alimentos, mas a casa sempre estava fechada. Só tinha uma bandeira do PT.
Corte em benefícios
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, reclamou através das redes sociais que estão fazendo denunciação falsa e tentando envolver o nome dele em fraudes. Wellington disse que pediu medidas de combate às fraudes e determinou a suspensão de 3,7 milhões de benefícios do Ministério por suspeita de fraudes, falsificações ou golpes nos benefícios.
Casos de dengue
A Saúde do Piauí comemora que houve uma redução nos casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Pela estatística, a redução foi de pouco mais de 53% dos casos de dengue. No ano passado foram registrados 1.015 casos e neste ano esse número caiu para 470 casos. No Brasil todo foram registrados 281 mil casos este ano contra 682 mil casos no ano passado.
Justiça Itinerante
Começaram hoje, 17, e prosseguem até o dia 21, os atendimentos gratuitos da Justiça Itinerante do Piauí na cidade de União. Os atendimentos acontecem diariamente, sem intervalo, até as 15h. O cidadão deve se inscrever de acordo com o tipo de atendimento desejado.
VOZ DO PODER
“Tem passivo? Tem. Tem uma gratificação de mérito? Tem. Mas é preciso que a gente tenha dinheiro para pagar. As contas da prefeitura são abertas e não temos nada a esconder. Greve não vai resolver esse problema financeiro. Esse é um direito que eles têm. E vamos dialogar dentro da capacidade da prefeitura de pagar. É preciso que se entenda isso. Se a greve fosse solução para encontrar financiamento suficiente, então vamos todo o mundo entraria em greve, inclusive eu”, comentou o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, comentando sobre a greve anunciada pelo Sindserm na rede municipal de educação.