Metade da população de Paquetá do Piauí estava matriculada no EJA, diz CGU

A fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) identificou diversas irregularidades no programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) apontando fraudes no sistema. A cidade de Paquetá foi citada, por foi informado que por lá teriam matriculas de pessoas já falecidas, de gente que está presa ou pessoas que nunca apareceram para as aulas. E metade da população da cidade, de menos de 4 mil habitantes, estaria matriculada no EJA. O repasse do Governo Federal para cada aluno matriculado no EJA é de R$ 5 mil. O relatório mapeou fraudes em diversos municípios, de diversos estados. A auditoria apurou um desvio de recursos destinado para a educação. E essas investigações sobre o EJA não são de agora, já foi apontado esquemas fraudulentos em outras ocasiões. A Controladoria Geral da União emitiu alerta em 35 cidades de 13 estados apontando possíveis irregularidades e fraudes no sistema educacional. A fiscalização dos dados é responsabilidade das comissões em cada município. O censo escolar, alimentado com informações enviadas pelas prefeituras e governos estaduais, é utilizado como base para a liberação de verbas federais, como o Fundeb, que financia a educação básica e a valorização dos profissionais da área.
Desligamento
O secretário de Administração de Teresina, Marcos Elvas, disse que a Prefeitura vai demitir 28 servidores que estavam na folha de pagamento daquela secretaria, mas não apareceram para trbalhar. De um total de 72 servidores, somente 44 deram as caras pela Prefeitura. O secretário disse que 38% dos servidores nunca apareceram para trabalhar na Administração.
Antecipação
O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores da capital. O pagamento será feito na sexta-feira (28). Ele frisou que a medida foi possível devido as medidas adotadas para manter o equilíbrio financeiro das finanças públicas nos dois primeiros meses de gestão. Sílvio ainda adiantou que a segunda-feira de carnaval será ponto facultativo no Município.
Curto na UPA
Um curto circuito no ar condicionado da sala amarela do hospital do Satélite, que é uma sala de triagem, causou alvoroço na unidade e houve a necessidade de desocupação da unidade com a transferência dos pacientes para outras unidades de saúde. O Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar o princípio de incêndio e ajudar na evacuação do hospital.
Processo de litígio
O deputado estadual Gil Carlos é o presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa. Ele solicitou uma audiência com o Supremo Tribunal Federal para tratar do andamento do processo que tramita no STF. O deputado quer por fim ao litígio territorial entre os estados do Piauí e do Ceará que vem desde o período do Império.
Preservação da imagem
Thiago Araújo Maciel e Eryck James Rodrigues Menezes de Sousa viraram reús numa ação que tramita na 98ª zona eleitoral. O processo reclamando de calunia e difamação além da divulgação de fake News foi promovida pelo senador Cio Nogueira dizendo que estava prejudicado pela disseminação de notícias falsas. O Ministério Público Eleitoral sugeriu a suspensão condicional do processo para Eryck James. Para Thiago Araújo, a opção não foi oferecida.
Doação de sangue
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está promovendo uma campanha para doação de sangue antes e durante o Carnaval. Nesse período as doações caem entre 30% e 50%, que compromete o atendimento de quem precisa de transfusão de sangue. E há um aumento na demanda por cirurgias. Há unidades em funcionamento em Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.
VOZ DO PODER
"É uma situação que me incomodou muito mais, pessoalmente, pela amizade, do que propriamente pela atitude. Mas ele faz falta. A reconsideração está na mão dele. Foi ele quem tomou a iniciativa. Ele é muito inteligente, experiente. A decisão é dele, de reconsiderar", comentou o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, sobre o pedido de exoneração do presidente da FMS, Charles da Silveira.