Médico e escritor lança livro de crônicas

O quarto trabalho literário do neurocirurgião maranhense terá um coquetel de lançamento na Livraria Leitura nesta quinta-feira (11), às 19h.


Médico e escritor lança livro de crônicas Médico e neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale. Foto: Bruno Paz/Teresina Diário

Com o lançamento do livro "Visão em Leque" marcado para esta quinta-feira (11), às 19h, na Livraria Leitura do Shopping Rio Poty, o neurocirurgião e escritor Benjamim Pessoa Vale foi o convidado desta semana do Programa Teresina Diário Entrevista.

Nascido no interior do Maranhão, em Coelho Neto, ele comenta sobre o título de seu quarto trabalho literário.

"'A visão em leque' é que de um ponto você consegue ter uma visão bem ampliada. Isso é construído pela educação. A educação é uma grande vertente transformadora dessa visão de escrita, de um garoto interiorano, com a visão de um sertanejo, mas que não deixou morrer a criança interior".

Prefácio por outro grande nome da área da neurocirurgia

Assinado por um grande amigo de Benjamim, Paulo Niemeyer Filho, que é da Academia Brasileira de Letras, fez um belíssimo trabalhou na prefação de Visão em Leque, que agregou bastante ao livro de Benjamin, que comentou a parceria "Tem uma história grande na neurocirurgia. Ele me fez essa gentileza. Brindou o livro com seu prefácio e nos alegrou muito".

Crônicas

Um livro repleto de crônicas sobre saudades, família, e um tema que o autor não poderia deixar de abordar, a neurocirurgia, "Como é uma visão em leque, tem diversos pontos, meio ambiente, educação, saudade, o alicerce familiar. E uma das crônicas é o amor de alguém, amor de alguém é como eu exerço o meu mixer no dia a dia". Ele fala também sobre o seu trabalho como neurocirurgião.

"Eu não faço neurocirurgia pensando em tratar doenças e nem doenças, eu faço neurocirurgia no exercício de tornar viável a vida do amor de alguém".Das várias crônicas que, ele destaca "Sede de saudade", onde afirma que sente saudade de sua família e relembra o difícil período da pandemia, que vitimou milhares de pessoas e trouxe diversos problemas psicológicos que perduram até hoje mas encerra com um tom otimista.


Gratidão à Teresina 

Em uma de suas crônicas, o escritor agradece o acolhimento da cidade: "Teresina me deu a formação médica. Me proporcionou a me desenvolver como pessoa. Me proporciona a desenvolver meu mixer e a construir uma família", concluiu.

Além de homenagear a capital em "Teresina a Gosto", nossa cidade também é lembrada na crônica B-R-O Bró.Repleto de homenagens a toda a região Nordeste e abordando assuntos desde a problemática do lixo em Teresina á sua infância, o livro promete encantar os amantes de crônicas e você não pode deixar de ler essa maravilhosa obra.



A integra do programa está disponível na TV Teresina Diário.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login