Exposição mostra acervo com peças originais que já foram de Luiz Gonzaga

O evento ainda contempla outras atividades que homenageiam o Rei do Baião


Exposição mostra acervo com peças originais que já foram de Luiz Gonzaga A exposição A Hora do Rei do Baião, mostra acervo original com peças de Luiz Gonzaga - Foto:Pedro Silva/Teresina Diário

Um dos maiores artistas do Brasil e da música popular brasileira, Luiz Gonzaga, tem sua memória preservada na exposição “A Hora Do Rei Do Baião”, que está em amostra no espaço cultural do Teresina Shopping. O local estará aberto para a visitação do público até o dia 11 de agosto, das 10h às 22h.

Quem visita o local se depara com um acervo original, com muitas peças que inclusive já foram de uso do sanfoneiro. São relógios, documentos, cartão de crédito e até o passaporte de quando o rei do baião viajou para Paris na França em 1982.

Wilson Seraine, pesquisador e organizador da exposição "A Hora do Rei do Baião" - Pedro Silva/Teresina Diário.

“São três salas, a primeira é sobre a procissão das sanfonas, a outra é sobre a missa de Santa Luzia comemorado no dia 13 de dezembro e na outra sala é sobre o programa A Hora do Rei do Baião que é feito na FM Cultura há 17 anos.  Quando você fala da obra de Luiz Gonzaga, vem um arcabouço de coisas como o folclore, a religiosidade, cangaço, então Gonzaga retrata tudo isso em torno do nordeste. Nós temos coisas particulares de Luiz Gonzaga, como uma camisa, um relógio e outros mostruários de vidro onde temos algumas partituras com letras de músicas manuscritas por ele e outros expositores”, disse Wilson Seraine.

A exposição também conta com espaço para rodas de conversa, momentos em que público é convidado a falar sobre assuntos relacionados ao rei do baião. Douglas Machado, que é curador do evento, explica como é a interação com as pessoas.

 Wilson Seraine e Douglas Machado - Foto:Pedro Silva/Teresina Diário.

“A formação de público é um dos temas principais nosso. É estabelecendo um diálogo do que você mostra na exposição e com as pessoas que realizaram essa exposição. Por isso que as rodas de conversas acontecem a cada duas exposições para que as pessoas participem e perguntem. Então é essa interação que a gente proporciona para as pessoas, para que haja essa formação de público. Pois dentro dessa formação de público está a formação da cidadania, respeito a sua cultura, sua cidade, então tudo isso faz parte de termos esse diálogo com a nossa identidade”, comentou Douglas Machado.

Como parte desse trabalho cultural, no dia 2 de agosto será realizada a 16° edição da Procissão das Sanfonas. O ponto de partida será na igreja Nossa Senhora das Dores na praça Saraiva no Centro de Teresina.

“A concentração começa às 15 horas na frente da igreja,  e esperamos todos vocês para o cortejo que sai da igreja, passa pelo centro da cidade e vai até o Museu do Piauí, onde lá teremos um palco montado para fazermos uma grande festa em prol da música gonzaguiana, música nordestina e do instrumento mais rural que é a sanfona”, finalizou Wilson Seraine.

Reportagem complena na TV Teresina Diário.






Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login