Agosto Dourado visa sensibilizar a sociedade em torno do aleitamento materno

A coordenadora do Banco de Leite da nova maternidade, Vanessa Paz, destaca a importância do leite materno aos bebês, em especial nos primeiros meses; destaca quais ações já foram realizadas e quais ainda acontecerão nestes últimos dias de campanha


Agosto Dourado visa sensibilizar a sociedade em torno do aleitamento materno Coordenadora do banco de leite humano da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, Vanessa Paz. Foto: Bruno Paz/Teresina Diário

O Teresina Diário Entrevista recebeu a coordenadora do Banco de Leite Humano da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, Vanessa Paz, para um bate-papo sobre o Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização, promoção e incentivo ao aleitamento materno. Mês que conta com eventos como oficinas e dinâmicas, a fim de sensibilizar profissionais de saúde, mães e famílias sobre a importância da amamentação.

Ao programa transmitido direto do Gran Hotel Arrey, Vanessa compartilhou com a nossa equipe sobre como se deu os primeiros debates e palestras em torno do tema.

"É um mês extremamente especial pra gente que trabalha com amamentação. É uma intensa agenda que se iniciou dia 6 de agosto com a abertura oficial do fórum estadual de aleitamento materno, com importantes temas abordados de fortalecimento dessa prática no nosso estado. E ao longo de todo mês na nossa maternidade, a gente vem realizando oficinas internas tanto com as nossas usuárias, como com as mães internadas, com os cuidadores familiares que é a rede de apoio dessas mulheres como também intensificando ações junto aos profissionais que vão com oficinas e dinâmicas de qualificação e de reforço de orientações para que a gente consiga realmente assistir da melhor forma as nossas usuários lá na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa", explicou.

Apesar de faltar poucos dias para o fim do mês, outras atividades ainda estão previstas.

"Amanhã (23/08) nós teremos uma oficina extremamente interessante, com mães que estão com bebês internados nas nossas unidades de alto risco, que é uma situação que acomete alguns bebês, a alergia à proteína do leite de vaca. A oficina culinária para que essas mães consigam ao longo dos cuidados do seu bebê manejar essa situação. A gente consegue com que mesmo que o bebê tenha essa condição clínica, modificar a dieta materna para que ela consiga manter o seu filho em aleitamento materno exclusivo. Já no dia 29, teremos outro momento com as mamães, também falando da importância da colostroterapia, que é a terapia que utiliza o colostro, que é aquele leite dos primeiros sete dias pós-parto. É um leite extremamente importante do ponto de vista de reforço da imunidade desses bebês", concluiu.

A coordenadora convida ainda todas as mamães de Teresina e de outros municípios para o "mamaço", evento que vai para sua décima edição e que fechará o mês com chave de ouro. Acontecerá no próximo dia 30, às 18h, no Teresina Shopping. O objetivo do evento é chamar atenção da sociedade para a importância do resgate dessa prática.


Vanessa esclarece a importância do leite materno e explica ainda o porquê do dourado ter sido escolhido para simbolizar o mês da campanha. 

"Temos uma meta para 2030 no Brasil que é 70% de nossas mães em aleitamento de bebês, em aleitamento materno exclusivo, e até o sexto mês que é o período recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Então tudo isso porque a gente tem no leite materno, no leite da própria mãe, tudo que o bebê precisa no primeiro semestre, sem nenhuma adição, é uma ação simples, mas que precisa de uma rede de apoio, por isso todo esse movimento desse mês que foi definido como ouro, pois agosto dourado é por conta do padrão ouro que o leite materno representa para a saúde do bebê", explicou.

Em suas considerações finais, ela pede para que toda a sociedade ajude as mamães que amamentam, em especial as que não podem deixar suas atividades profissionais de lado para se dedicar cem por cento à amamentação.

"Apoiar a mãe que amamenta é sempre um tema muito bem-vindo. Em todas as situações quando se fala de apoio, a gente fala para além da família, o principal apoio que as mães têm é a família, mas a gente chama atenção dos serviços, para os profissionais, que têm tido cada vez mais um olhar sensível para essa prática, para que realmente se possa absorver o máximo de conteúdo, a fim que a gente contribua com essas mães. Chamamos atenção para os serviços, porque é muito importante também esse apoio à mulher, principalmente à mulher trabalhadora", finalizou.

A íntegra da entrevista está disponível na TV Teresina Diário.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login