Show de Mãe Beth de Oxum, patrimônio vivo de Pernambuco, se apresenta no FestLuso

Este ano, o festival ampliou seu público com mais de 25 atrações movimentando 14 espaços culturais em Teresina, Timon e Floriano


Show de Mãe Beth de Oxum, patrimônio vivo de Pernambuco, se apresenta no FestLuso Foto: divulgação

A ialorixá, mestra da cultura popular e ativista, Mãe Beth de Oxum, reconhecida como patrimônio vivo de Pernambuco, estará em Teresina neste sábado (31/08) para o show de encerramento da 14ª edição do FestLuso (Festival de Teatro Lusófono).

Este ano, o festival ampliou seu público com mais de 25 atrações movimentando 14 espaços culturais em Teresina, Timon e Floriano. O evento conta com a presença de seis países: Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe.

Na sexta-feira (30), a companhia Fio de Azeite - marionetas do Chão de Oliva - de Portugal, apresenta o espetáculo "O Segredo do Rio". A peça é uma adaptação do livro de Miguel Sousa Tavares com marionetes, encenação cheia de beleza e sensibilidade.

O espetáculo conta a bela amizade entre um peixe e um rapaz. É uma história pedagógica que pode ser lida como uma parábola protagonizada pela humanidade e a natureza: se a humanidade (rapaz) tratar a natureza (peixe) com amor, fidelidade e respeito, a natureza será generosa. Encenação e interpretação é de Nuno Correia Pinto.

Nesta sexta, acontece também o encerramento da oficina “A encenação rapsódica” com o diretor e dramaturgo Luís Artur Nunes.

No Teatro de Timon (MA) Maria do Socorro de Macêdo Claudino será apresentado, às 16h, a “A Magia de Cojobas”, do grupo Tear de Teatro, de Teresina. Às 18h, acontece “O segredo do rio”, na Sala Black Box, no Sesc Cajuína. 

Às 19h, em cena o espetáculo “A vida é o que é”, no Memorial Esperança Garcia, com Luciano Melo Produções Independentes, de Teresina.

No sábado (31) 

A partir das 18h, no auditório da Biblioteca Estadual Des. Cromwell de Carvalho terá o espetáculo “O Quarto”, do grupo de Teatro Girassol, de Moçambique. Às 19h, será a vez da peça “Manual Prático da Felicidade”, do Coletivo Cultura de Rua, de Floriano, que vai se apresentar no Teatro Maria Bonita, na Princesa do Sul.

O premiado espetáculo “A invenção do Nordeste”, do Grupo Carmim de Teatro, de Natal (RN), vai receber o público no Sesc Cajuína. Às 22h, a programação do festival vai contar com a presença da artista, líder religiosa, Mãe Beth de Oxum que traz o seu Coco de Umbigada, de Olinda (PE), para o Memorial Esperança Garcia.

Entrada é 1 kg de alimento a ser doado ao Programa Mesa Brasil do Sesc.

O 14º FestLuso tem patrocínio: Grupo Equatorial Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal; Governo do Estado do Piauí / SECULT e Edital Totó Barbosa / Lei Paulo Gustavo. Apoio: Theatro 4 de Setembro. Realização: Navilouca Produções e Grupo Harém de Teatro.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login