UESPI: Obras no Campus Torquato Neto avançam com transformação estrutural

O conjunto de intervenções faz parte de um plano maior, que busca renovar a infraestrutura da UESPI e beneficiar todos os campi


UESPI: Obras no Campus Torquato Neto avançam com transformação estrutural Universidade Estadual do Piauí - Campus Poeta Torquato Neto. Foto: Divulgação

Uma visita ao canteiro de obras do Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, na manhã desta segunda-feira (09), revelou o andamento das construções que prometem modernizar a infraestrutura da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). As obras envolvem a construção de seis blocos, com salas de aula amplas, além de melhorias que incluem acessibilidade, segurança e conforto para estudantes e professores. A visita foi realizada pela equipe do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DENG) da Uespi.

O valor total do projeto está estimado em R$ 23.221.318,24 e prevê, além das salas de aula, blocos de banheiros acessíveis, áreas administrativas e a instalação de elevadores. Este conjunto de intervenções faz parte de um plano maior, que busca renovar a infraestrutura da Uespi e beneficiar todos os campi.

A diretora também destacou o compromisso com a acessibilidade e segurança das novas instalações. “É muito importante frisar que esse centro integrado contempla rampas, elevadores para pessoas com deficiência e atenderá todas as normas do Corpo de Bombeiros. A obra será entregue com o alvará necessário, garantindo total segurança”, ressaltou. Ela ainda mencionou que a previsão de conclusão dos seis blocos é até 2026, sendo que dois blocos serão entregues já em 2025, com as obras sendo realizadas por etapas.


Esse conjunto de obras, com investimento superior a R$ 72 milhões, faz parte das ações lideradas pela gestão do Reitor Evandro Alberto e do Governador Rafael Fonteles. “É um momento único na história da Uespi. Estamos modernizando a infraestrutura, garantindo conforto térmico, acústico e melhorando as condições para todos os nossos alunos e professores”, concluiu Tallyta Lopes.

Suzy Uchoa, chefe da Divisão de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Engenharia e Arquitetura da Uespi, explicou o processo de adaptação do projeto arquitetônico para as novas obras no campus. Segundo ela, o trabalho envolveu ajustes importantes para garantir a adequação do projeto ao terreno e às necessidades de acessibilidade. “Fiz o projeto de implantação dos blocos e algumas adequações necessárias para que ele se adequasse ao terreno, como a posição para o conforto ambiental e lumínico”, detalhou, destacando ainda o cuidado com a inclusão de vagas de estacionamento acessíveis, destinadas a pessoas com deficiência, gestantes e autistas. Além disso, o projeto incluiu rampas e escadas para garantir a acessibilidade de acordo com a Norma Brasileira 9050, que trata de acessibilidade em edificações.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login