Olhar atento à visão dos bebês garante qualidade de vida e boa saúde

Teste do Olhinho deve ser realizado logo nos primeiros dias de vida e acompanhamento regular com oftalmologista é essencial


Olhar atento à visão dos bebês garante qualidade de vida e boa saúde Foto:Divulgação

Os cuidados com a saúde das crianças devem acontecer de forma integrada e desde muito cedo. No aspecto da visão, o Teste do Reflexivo Vermelho (TRV), mais conhecido como Teste do Olhinho, é uma das ferramentas essenciais para diagnosticar doenças que afetam a saúde visual dos bebês, o que proporciona tratamentos mais eficientes. Este é um exame simples e que deve ser realizado logo nos primeiros dias de nascimento e, idealmente, com acompanhamentos regulares durante toda a primeira infância. Em casos de identificação de suspeitas clínicas, o acompanhamento com o oftalmologista precisa ser iniciado adequadamente. 

Objetivamente, o teste é indolor e, principalmente, um procedimento fundamental para que o pediatra e/ou oftalmologista avaliem a presença do reflexo vermelho da retina por meio um aparelho, o retinoscópio, em um ambiente escuro. Para um resultado considerado normal, as cores identificadas podem ser vermelhas, laranjas ou amarelas; por outro lado, o indicativo de alerta se dá quando o reflexo é esbranquiçado ou inexistente. Por isso, nessas situações, exames complementares são solicitados para uma avaliação mais completa do caso. 

As avaliações e recomendações médicas são imprescindíveis para garantir a boa saúde visual do bebê e criança. O médico oftalmopediatria do Vilar Hospital de Olhos, Rubens Amorim, reitera que “após esse teste é preciso marcar o primeiro exame oftalmológico com oftalmopediatra entre seis meses e um ano de vida ou mesmo antes disso, caso notem qualquer alteração, como dificuldade em seguir objetos, estrabismo, nistagmo (tremor dos olhos), mancha na pupila, reflexo vermelho alterado em fotos, entre outros”. O especialista complementa ao ressaltar que “o teste do olhinho é um exame de triagem para afastar algumas doenças graves com as quais os bebês podem nascer”.

Quais doenças podem ser identificadas?

O Teste do Olhinho tem potencial para identificar precocemente doenças que afetam a saúde visual, o que permite tratamento no tempo correto e melhor desenvolvimento da visão dos bebês e crianças. O teste é fundamental para verificar se existem obstruções no eixo visual, a exemplo de “catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma (alteração da coloração da retina por causa do tumor), opacidades na córnea, dentre outras doenças”, observa o Dr. Rubens.

A visão da criança é desenvolvida à medida que o tempo passa, ou seja, ela não nasce sabendo enxergar. É exatamente por isso que os pais e responsáveis devem manter uma rotina de exames essenciais desde o nascimento.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login