Justiça condena Dr. Hélio por espalhar mentiras e atacar adversários em propaganda eleitoral

Na peça publicitária em questão, termos como “boiola”, “desgraceira” e “laranja” foram lançados sem qualquer pudor contra o prefeito Mão Santa.


Justiça condena Dr. Hélio por espalhar mentiras e atacar adversários em propaganda eleitoral Foto: Tiago Moura

A campanha de Dr. Hélio, apadrinhado do governador Rafael Fonteles, parece ter encontrado uma nova especialidade: desafiar a Justiça Eleitoral e ofender seus adversários com uma ousadia descarada.

Dr. Hélio e sua coligação “Parnaíba Pode Mais” foram condenados por veicular uma propaganda eleitoral cheia de insultos e mentiras, provando que estão dispostos a ultrapassar qualquer limite em busca de votos. Em um processo recente (nº 0600463-31.2024.6.18.0004), a 4ª Zona Eleitoral de Parnaíba reconheceu a gravidade das infrações, que envolvem desde a disseminação de Fake News até ataques pessoais de baixo nível aos adversários. 

Na peça publicitária em questão, termos como “boiola”, “desgraceira” e “laranja” foram lançados sem qualquer pudor contra o prefeito Mão Santa, sua filha, a deputada estadual Gracinha Mão Santa, e o candidato Francisco Emanuel.

O uso dessas expressões, longe de ser um “mero desabafo”, é uma afronta direta às regras eleitorais que deveriam garantir um mínimo de respeito e decência no debate público. Mas respeito parece ser um conceito desconhecido pela campanha de Dr. Hélio e seus aliados.

Mesmo com a Justiça Eleitoral ordenando a imediata retirada das propagandas caluniosas, a coligação de Dr. Hélio, em uma demonstração de seu desprezo pelo sistema judiciário, ainda não cumpriu a determinação. Essa resistência revela um modus operandi perigoso: não basta espalhar mentiras e insultos, é preciso também ignorar as consequências legais.

O magistrado Heliomar Rios Ferreira, Juiz Eleitoral da 4ª Zona de Parnaíba, foi categórico ao destacar a ofensa: “Restou evidenciada a ofensa à honra do candidato Francisco Emanuel Cunha de Brito, quando se proferiram as palavras ‘desgraceira’, ‘viruzinho’, ‘boiola’, ‘mané’ e ‘laranja’.”

Dr. Hélio e sua equipe insistem em se colocar acima das leis eleitorais, o que abre um precedente perigosíssimo para Parnaíba. Se é assim que ele conduz sua campanha, fica o questionamento: que tipo de gestão ele pretende impor à cidade em caso de vitória? Uma gestão que, ao que tudo indica, despreza a Justiça e a verdade, focada apenas em conquistar o poder a qualquer custo, o conhecido poder pelo poder.

Clique aqui e confira a decisão na íntegra do magistrado Heliomar Rios Ferreira, Juiz Eleitoral da 4ª Zona de Parnaíba

Da Redação do Tribuna de Parnaíba



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login