Trânsito: com mais de 300 mortes em 2023, Piauí busca diminuir dado por meio da Operação Rota Segura
A intenção da Secretaria de Segurança Pública é implementar de forma efetiva, a Lei Seca em todo o Estado
O programa Entrevista desta quinta-feira (07) recebeu o diretor de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Fernando Aragão. O convidado falou dos trabalhos realizados ao longo dos últimos meses em Teresina, e também da Operação Rota Segura, que deverá ser implementada durante esse fim de ano em todo o Piauí.
A entrevista foi mediada pelo jornalista Tiago Moura, e realizada no Espaço Senses do Gran Hotel Arrey, parceiro do Portal Teresina Diário.
Fernando Aragão começou falando do papel da Diretoria de Operações de Trânsito da SSP-PI, que busca diminuir os casos de violência de trânsito no Estado.
"O objetivo é justamente criar ações integradas com as polícias Militar, Civil e Detran para diminuir o número de sequelados nas nossas unidades de saúde. Começamos várias ações em Teresina dentro dessa modalidade de integração e por isso nas nossas blitzen atuamos tanto nos crimes de trânsito, como no crime comum", disse.
Ainda segundo o secretário, até o momento quase mil pessoas foram presas em blitzen por conta de diversos crimes, como receptação, embriaguez ao volante e tráfico de drogas. Os dados da SSP-PI também informam que mais de 70 pessoas foram presas por mandados de prisão em aberto e foragidos da justiça.
"Isso acaba trazendo uma tranquilidade maior para a sociedade piauiense. Esse é o objetivo: salvarmos vidas, diminuir o número de sequelados nas nossas unidades de saúde, além de tirar de circulação os infratores", completou.
Assista a entrevista completa abaixo.
Operação Rota Segura
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, anualmente mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito, em média 92 dois indivíduos perdem suas vidas por dia. Os fatores ligados a esse dado alarmante estão diretamente relacionados ao excesso de velocidade e embriaguez ao volante. Em 2023 o Piauí registrou 321 mortes de trânsito e pretende diminuir esse número por meio da Operação Rota Segura.
"O que nós vamos fazer agora no mês de dezembro é intensificar ainda mais através dessa fiscalização que nós vamos chamar de Operação Rota Segura, que tem como objetivo trabalhar efetivamente a Lei Seca, ou seja, nós vamos fiscalizar ainda mais essas pessoas que insistem em pegar a direção sob efeito de álcool. Vamos fiscalizar com o objetivo de salvar vidas e melhorar nossos números no trânsito", finalizou Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI.
Acompanhe a entrevista completa na TV Teresina Diário acima.