Em oito meses, SAVVIS atendeu 38 meninos vítimas de violência sexual no Hospital Ozéas Sampaio
Até os dias de hoje o total de atendimentos foram 38 crianças e adolescentes do sexo masculino, vítimas de violência sexual com variação da faixa etária entre 5 meses e 17 anos
O Serviço de Atendimento a Vítima de Violência Sexual (SAVVIS) começou a funcionar em março de 2024 no Hospital Ozéas Sampaio, bairro Matadouro, que passou a ser referência para atendimento às vítimas de violência sexual do sexo masculino em Teresina.
Até os dias de hoje o total de atendimentos foram 38 crianças e adolescentes do sexo masculino, vítimas de violência sexual com variação da faixa etária entre 5 meses e 17 anos.
“O serviço conta com os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, que realizam o atendimento inicial, fazendo o acolhimento das vítimas até a chegada da equipe psicossocial do IML, contando com o auxílio de perito, assistente social e psicólogo”, fala Aranucha Brito, da Diretoria de Atenção Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Em se tratando de casos agudos, os pacientes são referenciados, via regulação, para o hospital de Urgência de Teresina (HUT). Desde a implantação até o presente momento a maioria dos casos recebidos são históricos de abusos crônicos, onde é realizado os exames laboratoriais, as devidas fichas de notificação compulsória, e se houver indicação as profilaxias pós exposição.