Programa de alfabetização proporciona oportunidades a idosos do Piauí

A intenção da SEDUC é alfabetizar 100 mil pessoas até 2026


Programa de alfabetização proporciona oportunidades a idosos do Piauí Foto:Governo do Piauí

O Programa Alfabetiza do Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), é uma iniciativa que vem transformando a educação de jovens, adultos e idosos que nãos concluíram o ensino no tempo certo.

Com a meta de alfabetizar 100 mil pessoas até 2026, o programa oferece uma bolsa de R$ 600,00 (em 3 parcelas de R$ 200,00) para incentivar a participação e a permanência nas aulas. Foram disponibilizadas 25 mil vagas para alfabetização a partir de julho de 2024. Além da bolsa, os estudantes terão direito a transporte e alimentação.

A idosa Antônia Hinalda de 75 anos, disse que a sua infância foi trabalhando na roça com os pais, e que na época não teve como concluir os estudos. Hoje por meio do programa está aprendendo a ler e a escrever.

Antônia Hinalda está aprendendo a ler e escrever aos 75 anos de idade - Foto: Bruno Paz/Teresina Diário 

”Meus filhos me incentivaram muito para está aqui. Fiz o que pude para manter meus filhos no colégio e depois que eles aprenderam, me incentivaram a aprender. Hoje eu sinto minha caligrafia bonita, hoje eu já sei fazer uma conta e sei me comunicar mais com as pessoas. Então tudo para mim está sendo maravilhoso, é um sonho que estou vivendo”, disse. 

O Programa Alfabetiza atende centenas de pessoas em Teresina, proporcionado uma aprendizagem de qualidade, alinhada a outros benefícios concedidos a cada estudante.

Hillana Barbosa, Coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da SEDUC - Foto: Bruno Paz/Teresina Diário 

“A gente considera uma missão muito nobre de dar cidadania a essas pessoas. Para todos eles aprender a ler é como se fosse um acesso à liberdade de poder viver, sem depender de outra pessoa. É muito gratificante a gente ver cada rostinho, cada idoso e jovem nessa situação de aprendizagem. A gente quer sempre acolher e dizer o quanto eles são especiais, e mostrar a importância da educação nas escolas”, comentou Hillana Barbosa, Coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da SEDUC.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login