PRF no Piauí recupera quatro veículos no último fim de semana
Durante as fiscalizações quatro pessoas foram presas
Durante o último fim de semana, período voltado à execução da Operação Proclamação da República 2024, a Polícia Rodoviária Federal no Piauí recuperou quatro veículos provenientes de atividades criminosas no Estado. As apreensões ocorreram em Picos e Parnaíba. As ações resultaram na prisão de quatro homens.O primeiro caso foi registrado em Picos (PI), na sexta-feira (15). Uma equipe realizava ronda na BR-316, quando abordou um veículo que transportava uma motocicleta em sua carroceria. Mediante abordagem, os agentes deram início à identificação dos veículos.
Neste momento, a equipe identificou marcas de ação de instrumentos abrasivos nos elementos identificadores do automóvel.Após análise minuciosa, os policiais constataram que o veículo estava adulterado. O original, posteriormente, foi identificado como um VW/Nova Saveiro RB, roubado em julho de 2018, na Bahia (Feira de Santana). Indagado, o condutor de 51 anos declarou que havia comprado o veículo em São Paulo (SP), há cerca de 20 dias, pelo valor de R$ 50 mil reais por meio de um terceiro.Duas horas depois, em Parnaíba (PI), a PRF apreendeu, em Parnaíba, uma TOYOTA/HILLUX CD com placas do estado do Ceará. O veículo era conduzido por um homem de 53 anos, natural do Ceará, no momento da abordagem.
Os policiais, ao verificarem os elementos de identificação do veículo, perceberam adulterações, não sendo possível a identificação do veículo original. Durante abordagem, o condutor relatou que adquiriu a PICK-UP e não tinha conhecimento do fato.
No domingo (17), uma equipe realizou a apreensão de um veículo com sinais de adulteração durante uma fiscalização de rotina em Picos. O automóvel, um Fiat Siena Essence, era conduzido por um homem de 31 anos.Durante a abordagem, os agentes solicitaram os documentos obrigatórios do condutor e do veículo. Ao inspecionar os elementos de identificação, foram detectadas marcas de abrasão nos elementos identificadores.
Mediante análise mais detalhada, os agentes identificaram que o veículo, na verdade, correspondia a outro veículo, registrado em Praia Grande (SP). Esse automóvel havia sido roubado em Mongaguá (SP), no dia 22 de outubro de 2024, conforme Boletim de Ocorrência. Questionado sobre a origem do veículo, o condutor informou que o adquiriu de um terceiro, após negociação feita por celular. Segundo ele, o automóvel foi comprado em Petrolina (PE) pelo valor de R$ 15 mil.Minutos depois, ainda em Picos (PI), os policiais identificaram um veículo clonado durante fiscalização. O automóvel, um Corolla Altis de cor prata, inicialmente não pôde ser abordado devido ao fluxo intenso de veículos.
Ao verificar que o carro possuía placa de outro estado e que o proprietário registrado não tinha vínculos com o Piauí, os agentes suspeitaram de clonagem. Em contato telefônico com o proprietário do veículo original, residente em Minas Gerais, foi confirmado que o automóvel legítimo estava sob sua posse, o que reforçou as suspeitas.Durante diligências, os policiais localizaram o veículo suspeito estacionado no Piauí Shopping, às margens da BR-316. O homem que se apresentou como proprietário do automóvel, de 38 anos, permitiu a vistoria do carro. Após análise minuciosa, foram encontrados indícios de adulteração no veículo.
Com base nas identificações remanescentes, descobriu-se que o veículo original era um Corolla Altis Flex, com registro de roubo em Recife (PE), ocorrido em 1º de agosto de 2024. O homem relatou ter adquirido o carro em Oeiras (PI), dando outro veículo como parte do pagamento e negociando o restante do valor diretamente com uma terceira pessoa.Os quatros homens envolvidos nos casos foram detidos e encaminhados às delegacias de polícia das respectivas cidades. Eles responderão por Adulteração de veículo e Receptação