Coçar os olhos é um ato simples, mas prejudicial à visão
Hábito pode desenvolver o ceratocone, doença que deforma a córnea e não tem cura
O ceratocone é uma doença que afeta a saúde da visão e é causada por um ato simples, mas muito prejudicial: coçar os olhos. A doença afeta cerca de 150 mil brasileiros a cada ano e, de acordo com Ministério da Saúde, é algo comum entre pessoas de 10 e 25 anos. Além disso, no Brasil, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, esta é uma das principais causas de cerca de 13 mil transplantes de córnea por ano. Por isso, é fundamental manter cuidados redobrados com a saúde visual e buscar um médico oftalmologista sempre que houver qualquer dificuldade relacionada a esse órgão do sentido.
Segundo o médico oftalmologista, Jordan Leite, o ceratocone provoca a alteração anatômica da córnea, na qual ela começa a adquirir um formato mais cônico e afinado, o que piora a qualidade da visão. O médico observa que a causa e entendimento da doença por completo “ainda não foram esclarecidos, mas sabemos que o principal fator de risco é o ato de coçar os olhos”, chama atenção. Ele complementa ao ressaltar que os “dois primeiros sinais de alerta dizem respeito à mudança muito frequente da refração (ou grau dos óculos) e a diminuição da qualidade da visão”, pontua.
Com relação ao tratamento, ele é concentrado em duas frentes: a primeira é conter a progressão por meio de um procedimento chamado crosslinking. A segunda é melhorar a visão e isso pode ser feito através de óculos, lentes de contatos rígidas especiais para ceratocone, implante de anel estromal e, nos casos mais graves, o transplante de córnea. Importante reforçar que a doença não tem cura, mas pode ser controlada. Ela tende a aparecer mais frequentemente no início da adolescência e fase adulta jovem”, explica o Dr. Jordan.
Enquanto orientação final, o Dr. Jordan reitera que evitar coçar os olhos é a principal prevenção para reduzir as chances de aparecimento do ceratocone. E para quaisquer sinais de problemas ou desconfortos que envolvem a visão, é imprescindível buscar um médico.