Diretor de escola é afastado das funções após fala racista

A Prefeitura de José de Freitas, no Piauí, informou que vai abrir um processo administrativo para apurar a conduta de Aldreciano Vieira


Diretor de escola é afastado das funções após fala racista Foto: Divulgação

Um diretor de uma escola municipal de José Freitas, fez um comentário que gerou repúdio em muita gente, ainda mais por se tratar de algo racista e ainda no Dia da Consciência Negra.

A Prefeitura de José de Freitas, no Piauí, informou que vai abrir um processo administrativo para apurar a conduta de Aldreciano Vieira, professor da Escola Municipal Filomena Alves, nas redes sociais.

Em postagem, o professor fez uma declaração de teor racista ao agradecer aos negros pelo feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20) pela primeira vez como feriado nacional.

Aldreciano Vieira publicou: "Obrigado pelo feriado, uns anos atrás eu até compraria vocês", em referência ao período colonial do Brasil, em que pessoas negras eram comercializadas e escravizadas. 

Em nota, a Secretaria de Educação manifestou total repúdio à declaração publicada pelo diretor de escola.

"Tal postura é inaceitável, incompatível com os valores que defendemos e totalmente contrária aos princípios de respeito, igualdade e inclusão que devem nortear a educação. Reforçamos que o papel de um educador é promover a valorização da diversidade, o combate a qualquer forma de discriminação e o respeito às diferenças. A prática do racismo, em qualquer forma, é um ato grave que fere a dignidade humana e, portanto, não será tolerada", diz trecho.

A Prefeitura de José de Freitas determinou a abertura imediata de um processo administrativo para apurar a conduta do gestor. Além disso, ele será afastado de suas funções na unidade de ensino. 




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login