Advogada dá dicas para aumentar a segurança dos usuários no mundo digital
Raryssa Nogueira deu diversas dicas para que o ambiente das redes sociais se tornem mais seguros
O Podcast Papo Aberto TD desta sexta-feira (29), recebeu a advogada especializada em direito digital e perícia digital, Raryssa Nogueira, para um bate-papo sobre como se proteger no mundo digital, com dicas para que o ambiente das redes sociais se tornem mais seguros.
"Todas as redes sociais hoje, elas têm uma forma de oferecer segurança ao usuário. Por exemplo, se eu uso hoje o Instagram ou Facebook, você pode buscar nas configurações de privacidade, que você vai encontrar facilmente vários métodos de segurança, e a autenticação de dois fatores é um desses métodos. Uma segunda barreira de segurança. A primeira é a senha. E hoje, as redes sociais, até como forma de segurança também, não permitem que o usuário utilize qualquer senha. É algo que a gente sempre vai precisar ter aquele cuidado, fazer as anotações nos locais corretos, para não perder. A tendência é que essas barreiras de segurança se tornem cada vez mais fortes ainda mais", destacou.
Raryssa deu diversas dicas para aumentar a segurança em relação ao uso do celular, além de criar uma senha forte e utilizar a autenticação de dois fatores, não compartilhar senhas com qualquer pessoa, evitar fotos em tempo real mostrando o local exato onde você esteja. A advogada aconselha que esse tipo de postagem seja feita depois, para que se evite que pessoas má intencionadas não possam comprometer a sua segurança.
"Hoje o que ocorre é que a maioria dos crimes acontecem porque existe um compartilhamento de informações muito exagerado, um exemplo é deixar a foto pública no WhatsApp. Então a própria rede social não permite mais que as pessoas tirem print. mas por precaução é interessante que as pessoas não deixem mais aquela imagem sua pública, para que outras pessoas vejam, apenas os seus contatos, porque isso faz com que os criminosos utilizem aquela foto, comprem um chip e comecem a falar com seus familiares e amigos como se fosse você", alertou a advogada.