Cerca de dois mil metros de rede de pesca ilegal são apreendidos
A ação contou com a participação de homens da Polícia Ambiental e auditores fiscais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Durante uma ação de fiscalização da Operação Piracema, cerca de dois mil metros de redes de pescas foram apreendidas. A ação contou com a participação de homens da Polícia Ambiental e auditores fiscais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A primeira etapa de fiscalização da operação iniciou- se nesta segunda-feira e segue até o próximo sábado (07). Os agentes estão fiscalizando o rio Parnaíba e seus afluentes na região Norte do Estado.
Durante o período de defeso, a pesca é proibida em um raio de 1500 metros antes e depois de barragens, cachoeiras e corredeiras do Rio Parnaíba. Eventos de pesca, como campeonatos, também estão suspensos.
O uso de tarrafa é permitido apenas para pescadores profissionais, com malha entre 20 e 30 mm e altura máxima de 2 metros. O limite de captura é de 5 kg de peixe por dia, mais um exemplar adicional para pescadores registrados. A pesca é permitida apenas para pescadores registrados, com as seguintes restrições: uso exclusivo de linhas de mão, vara, anzol, molinete ou carretilha, com iscas naturais ou artificiais.
O transporte e a comercialização de peixes de piscicultura exigem comprovante de procedência e registro no IBAMA.