Major César é revitalizada e ganha 88 novas vagas

Com mais estrutura e melhores condições, a unidade penitenciária reforça a política de trabalho e educação para internos


Major César é revitalizada e ganha 88 novas vagas Inauguração da reforma e ampliação da Colônia Agrícola Major César Oliveira. Foto: Gabriel Paulino/Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quinta-feira (20), a reforma e ampliação da Colônia Agrícola Major César, localizada na BR-343. A unidade recebeu investimentos de R$ 14,4 milhões oriundos de recursos federais, garantindo 88 novas vagas e melhorias estruturais para fortalecer o sistema prisional do estado.

Rafael Fonteles destacou que a revitalização da Major César faz parte de um amplo trabalho de modernização das unidades penitenciárias do Piauí. “Temos 16 unidades penitenciárias no Estado do Piauí, quatro delas aqui nesse complexo, e todas estão sendo modernizadas, revitalizadas, aumentando as vagas e as condições de ter educação e trabalho no sistema penitenciário do Piauí”, afirmou o governador, que anunciou ainda o interesse em nomear mais 200 policiais penais até o fim do mandato, totalizando um aumento de 50% no efetivo.

A obra inclui pavilhões totalmente reconstruídos, área de segurança, cozinha com refeitório, administrativo, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), via de acesso pavimentada, bem como a pavimentação entre os pavilhões reformados.

Para o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, a entrega da reforma representa um avanço na política de modernização do sistema penal brasileiro. “É a materialização do investimento feito com recursos do Governo Federal. Estamos vendo aqui como a coisa fica bonita, funcional e certamente vai servir para modernizar e revitalizar o sistema penitenciário piauiense”, enfatizou, que destacou o pioneirismo e vanguarda piauiense em outros aspectos como a criação do protocolo de recuperação de ciliares roubados que inspirou o programa nacional Celular Seguro.

O secretário de Justiça, Carlos Augusto, elogiou a nova infraestrutura da unidade e ressaltou que as melhorias refletem um compromisso contínuo com a segurança pública. “Estamos cumprindo uma agenda muito clara de compromisso com a segurança pública. São muitas ações que nos levam a um sistema mais eficaz. Precisamos continuar transformando vidas. Somos parte da solução para o sistema de segurança pública. Fico feliz de ver pessoas que saíram do presídio e hoje estão com seu próprio negócio”, pontuou.

Ainda na manhã desta quinta-feira (20), o governador Rafael Fonteles participou da cerimônia de formatura de 207 novos policiais penais, oficializando a nomeação de todos os agentes. Já no período da tarde, o gestor segue com a agenda na área da segurança pública e entrega a nova Central de Monitoramento da Polícia Penal, localizada ao lado da Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, na zona sul de Teresina.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login