Em menos de 24h, PRF prende 3 homens por embriaguez ao volante no Piauí
Operações de fiscalização da PRF resultam em prisões por embriaguez ao volante em Valença, Floriano e Cristino Castro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou diversas operações de fiscalização nas rodovias federais do Piauí durante o final de semana, resultando na prisão de três motoristas por embriaguez ao volante. As ocorrências foram registradas em Valença, Floriano e Cristino Castro.
Em Valença, na noite de sexta-feira (23), um homem de 30 anos foi flagrado conduzindo uma motocicleta Honda CG 150 Fan sem habilitação e com sinais de embriaguez. O teste de etilômetro confirmou a ingestão de álcool, com índice de 0,47 mg/l. O condutor foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
Em Floriano, no sábado (23), um homem de 55 anos se envolveu em um sinistro de trânsito entre a motocicleta que conduzia, uma Honda CG 150 Fan, e um automóvel. O teste de etilômetro realizado no condutor da motocicleta constatou 0,75 mg/l de álcool no sangue. Ele foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
Já em Cristino Castro, também no sábado (23), um homem de 67 anos foi flagrado dirigindo um Fiat Uno em zigue-zague e na contramão de direção. O condutor não possuía habilitação e apresentava sinais de embriaguez. O teste de etilômetro acusou 0,86 mg/l de álcool no sangue. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
Penalidades para quem dirige sob efeito de álcool
Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool configura crime de trânsito, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A pena varia de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir1 veículo automotor.
Além das penalidades previstas no CTB, o condutor flagrado dirigindo sob efeito de álcool também está sujeito a sanções administrativas, como multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo. Em caso de reincidência em um período de até 12 meses, a multa é aplicada em dobro.
PRF intensifica fiscalização
As prisões realizadas no final de semana demonstram a intensificação da fiscalização da PRF no combate à embriaguez ao volante. Somente em 2025, 21 pessoas já foram presas por esse crime no Piauí.
A PRF alerta que dirigir sob efeito de álcool aumenta consideravelmente o risco de sinistros de trânsito, colocando em risco a vida do condutor e de outras pessoas.